O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o orçamento de capital da instituição para o ano de 2021, na continuação da reunião ordinária ocorrida nesta segunda-feira, dia 27. O reitor Marcus David fez uma apresentação, indicando a necessidade de investimento na ordem de R$ 4,91 milhões e a disponibilização de orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual de R$ 4,4 milhões. O resultado seria um déficit de aproximadamente R$ 461 mil, recursos a integrarem o orçamento de 2022.

Marcus David abriu a apresentação, informando que o projeto de Lei Orçamentária Anual para a UFJF encaminhado ao Congresso somava recursos na ordem de R$ 7,36 milhões para capital. Ajustes no Congresso levaram à perda de R$ 379 mil; já o veto presidencial ocasionou queda de mais R$ 2,58 milhões na previsão. A perda total em relação ao previsto chegou a 40,21%.

O reitor apresentou o orçamento de capital já executado em 2021, totalizando R$ 161 mil, o orçamento para obras a executar – no total previsto de R$ 3,88 milhões em 2021 – e o orçamento para compra de equipamentos e reserva técnica, no valor de R$ 867 milhões. Segundo Marcus David, a proposta tem margem de manobra pequena, devido ao grande corte de orçamento de capital.

Após a discussão, a matéria foi posta em votação e aprovada por maioria.

Processo Seletivo Especial

Durante a continuação da reunião, o Consu também aprovou a criação definitiva do Processo Seletivo Especial para candidatos surdos ao curso de graduação em Letras-Libras da UFJF, com a disponibilização de três vagas para estudantes. A aprovação visa extinguir a necessidade anual de autorização para o processo. Os conselheiros acompanharam voto favorável à criação do processo, feito pela diretora da Faculdade de Letras, Aline Alves Fonseca.

Implantação de processo eletrônico

O Consu aprovou, ainda, o plano de ação para cumprimento do acórdão 484/2021 do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre implantação de processo eletrônico na UFJF. O relato foi feito pelo diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silva Silvério. O plano foi desenvolvido por um grupo de trabalho criado para tal finalidade e, segundo o voto do relator, alcança os indicadores de ação sugeridos pelo TCU.

Indicação ao Conselho do Caed

A reunião também teve a aprovação da indicação da vice-diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cristina Sayuri Ouchi Côrtes Dusi, para compor o Conselho de Administração da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).