A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre os dias 27 e 29 de setembro, o “I Ciclo de Palestras Lazer e Atividades Físicas para Idosos em Tempos de Pandemia”. O evento remoto é uma iniciativa do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Idosos em Movimento, Mantendo a Autonomia, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).  

As inscrições devem ser realizadas neste link. A participação na atividade é gratuita, e será conferida certificação. Segundo o coordenador do grupo e professor da Faefid, Luís Carlos Lira, o objetivo é “discutir as ações no campo do lazer e das atividades físicas para pessoas idosas e refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa nessas áreas”. 

O ciclo contará com a participação de professores convidados das universidades Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Federal Fluminense (UFF) e Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Confira a programação completa

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, destaca que  “os debates que serão realizados durante o ciclo de palestras têm a importância de analisar as ações no campo do lazer e das atividades físicas para esse segmento geracional específico”. Além disso, segundo ela, “neste contexto de pandemia, produzirão indicativos para que sejam pensadas e desenvolvidas políticas públicas para a área.”

Extensão: ensino, pesquisa e demandas da sociedade articulados

Lira explica que o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Idosos em Movimento, Mantendo a Autonomia desenvolve projeto de extensão em interface com a pesquisa. A iniciativa foi contemplada pelo Edital 04/2021, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), cujo resultado foi divulgado no mês passado. Nesse sentido, as ações de intervenção estão em fase de planejamento.  

“A nossa intenção é atender às demandas cotidianas relacionadas ao lazer e à prática de atividades físicas de pessoas a partir dos 60 anos, incluindo aquelas que possuem algum tipo de deficiência”, destaca o coordenador. 

Ainda conforme o docente, dentre as atividades que devem ser desenvolvidas pelo projeto estão “oficinas de ginástica; orientação à caminhada; pilates; organização de eventos de lazer coletivos, tais como, encontros dançantes, temáticos, festivais, sessões de cinema entre tantos outros possíveis.”

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações:  imprensa.extensao.ufjf@gmail.com