Como forma de incentivar a campanha de conscientização de prevenção ao suicídio que acontece neste mês, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, no dia 29, o “Bate-papo Setembro Amar-elo”. O encontro acontece virtualmente, a partir das 16h.

Os interessados em participar devem se inscrever através do formulário eletrônico. As 35 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição. O evento é aberto à toda comunidade acadêmica.

A psicóloga da Proae, Camila Oliveira, conta que a ideia surgiu como uma iniciativa pelo Setembro Amarelo e aponta o papel dos psicólogos e psicólogas na campanha. “Temos um papel social e ético, não podemos nos calar frente a esta campanha de extrema importância. Para tocar em um assunto delicado e ainda tabu como o suicidio, é preciso abertura, diálogo e acolhimento. Procuramos promover esse tipo de clima nesse encontro.”

Camila Oliveira ainda explica que o objetivo do encontro é debater sobre o que envolve os comportamentos autodestrutivos perante à vida, até o ato extremo do suicídio.

“A expectativa é de que haja interação, seja realmente um bate-papo, que nós olhemos através das telas, que possamos abrir as câmeras, para que sejamos vistos e possamos ver os colegas. Ver e sermos vistos é muito importante quando falamos de saúde mental. Ouvir o outro, falar, trocar. É disso que precisamos enquanto uma comunidade acadêmica”, pontua. Além de Camila, Pâmella de Paula, também psicóloga da Proae, realiza o encontro.

Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) é o espaço dentro da estrutura da UFJF dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de assistência estudantil. Por assistência estudantil, compreende-se o enfrentamento de demandas socioeconômicas dos estudantes, para que a democratização do acesso ao ensino superior seja acompanhada de efetivas possibilidades de permanência no espaço acadêmico.

Também é atribuição da Proae o enfrentamento de demandas psicopedagógicas, com o objetivo de que o universo crescente de alunos possa se sentir acolhido e reconhecido em sua diversidade e singularidades.

Outras informações: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil