Ana Paula decidiu cursar Medicina após conhecer um médico também portador de deficiência (Foto: Arquivo pessoal)

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, marcado nesta terça-feira, 21 de setembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra, na figura da estudante Ana Paula de Souza Domingos, a importância de garantir o acesso à educação e a permanência no ensino superior para esse grupo. Ana Paula, natural de Visconde do Rio Branco (MG), foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com deficiência física motora dos membros inferiores devido a um quadro de paralisia cerebral, a estudante conta com o apoio contínuo – tanto institucional quanto da comunidade acadêmica – para cursar a faculdade com a assistência necessária.

O caminho de Ana Paula é, segundo ela mesma, um ciclo impulsionado pela representatividade: após decidir pela Medicina ao conhecer um médico também com deficiência física, a estudante não mediu esforços para tornar-se, além de profissional exemplar, uma referência para pacientes que, assim como ela, possam ter dúvidas sobre o próprio potencial. “Achava que, pelo fato de ser cadeirante, me formar médica era algo muito distante da minha realidade. Até  conhecer ele e isso me fez ter a reflexão de que ‘se ele pode, eu também posso’”, conta.

O ingresso da estudante no ensino superior também é simbólico em um país cujo Ministro da Educação afirma publicamente que crianças com deficiência “atrapalham” outros estudantes, além de defender uma universidade acessível “para poucos”, falas que demandaram retratação após repercutir negativamente. “Como não tinha condições de pagar um cursinho, comecei a estudar em casa, com livros que eu achava ou ganhava de uma amiga que sempre me ajudou, a Fernanda. Muitas vezes me disseram que era para desistir, pois aquilo era grande demais para mim, mas persisti”, recorda.

“Estudar Medicina em uma universidade pública significa muito para minha família, pois meus pais não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e, atualmente, não teriam condições de pagar para que eu continuasse meus estudos. Eles estão muito orgulhosos”, comemora Ana Paula. “Quando vi meu nome na lista de aprovados, foi um momento muito gratificante. O meu maior sonho é me formar e me tornar uma grande médica, para ajudar aqueles que precisam, da mesma forma que muitos me ajudaram.”

“O meu maior sonho é me formar e me tornar uma grande médica, para ajudar aqueles que precisam, da mesma forma que muitos me ajudaram” (Foto: Arquivo pessoal)

Núcleo de Apoio à Inclusão atende estudantes, professores e servidores com deficiência
Na UFJF, Ana Paula poderá contar com o suporte do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), que desde 2018 elabora e implementa políticas de ações afirmativas para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. O núcleo também desenvolve políticas e práticas de apoio à acessibilidade e à inclusão de técnicos e professores portadores de deficiência.

“Entramos em contato com a Ana Paula assim que soubemos de sua aprovação para o curso de Medicina. Através de e-mails e contato telefônico, estamos orientando a estudante em relação ao seu ingresso na UFJF, as possibilidades de apoio que ela pode solicitar, tanto para se manter financeiramente em Juiz de Fora, quanto aos apoios acadêmicos que ela pode solicitar ao NAI. No Núcleo, estamos atentos para que o acolhimento à Ana Paula, assim como a todos e todas estudantes com deficiência, seja realizado da melhor maneira possível”, afirma a coordenadora do NAI, a professora Katiuscia Antunes.

Atualmente, o Núcleo atende cerca de 60 estudantes e conta com apoio de monitores e bolsistas de treinamento profissional, que realizam o acompanhamento acadêmico desses alunos e, indiretamente, auxiliam discentes que solicitam apoios pontuais – como transcrição de avaliações e trabalhos, adaptação de materiais pedagógicos e auxílio com recursos de tecnologias assistivas, como computadores adaptados, por exemplo. Os estudantes surdos contam, ainda, com o apoio dos intérpretes e tradutores de Libras nas atividades obrigatórias de seus cursos de graduação. Os interessados podem buscar apoio do NAI entrando em contato por e-mail ou por meio de cada coordenação de curso.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Nesta terça-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida simbolicamente, por ser próxima ao início da Primavera e coincidir com o Dia da Árvore, sinalizando uma renovação constante – uma vez que, de acordo com movimentos pela inclusão e pela defesa de pessoas com deficiência, trata-se de uma luta sempre em andamento. 

Para a coordenadora do NAI, celebrar a ocasião é uma oportunidade de refletir a respeito do atual momento enfrentado pelas pessoas nessa condição. “Embora muitos avanços já tenham sido conquistados em relação ao reconhecimento às pessoas com deficiência como cidadãos de direitos no Brasil, temos passado por um período de muitos ataques a esses direitos e muitos retrocessos – principalmente no campo da educação –, com ataques à Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, com uma visão muito capacitista em relação à deficiência”, alerta.

Assistência estudantil
Quanto às questões financeiras que impactam em sua permanência na UFJF, Ana Paula poderá contar com o programa de Bolsas e Auxílios da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). A Pró-reitoria é o espaço dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento das políticas de assistência estudantil, compreendida como o enfrentamento de demandas socioeconômicas dos discentes, para que a democratização do acesso ao ensino superior seja acompanhada de efetivas possibilidades de permanência dos alunos. A Proae atua, ainda, no enfrentamento de demandas psicopedagógicas, com o objetivo de que o universo crescente de estudantes possa se sentir acolhido e reconhecido em sua diversidade e singularidades.

Outras informações:
Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) | nucleo.nai@ufjf.edu.br
Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)