A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) assinou, nesta terça-feira, 21, um convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para o recebimento de um aporte de cerca de 320 mil reais para custear parte dos insumos gastos para a continuidade dos testes de RT-PCR. Desde abril de 2020, a Universidade já realizou mais de 35 mil exames de Covid-19, oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios das regionais de saúde de Juiz de Fora, Leopoldina e Ubá, e os investimentos da Instituição superam o valor de um milhão reais para a realização desses exames.

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, destacou a relevância do projeto que atua junto ao SUS e enfatizou que a iniciativa compõe uma série de atividades promovidas pela Instituição no enfrentamento à pandemia. Além disso, apontou as dificuldades orçamentárias encaradas pela Universidade. “Durante todo esse período, a UFJF realizou grandes esforços para manter o funcionamento dos laboratórios que realizam os testes de Covid-19. Grande parte desse financiamento é oriundo da própria Universidade. Tínhamos uma contribuição importante do Estado, através da disponibilização de alguns insumos, mas uma parcela significativa dos investimentos foram feitos pela Instituição. Esse convênio, será fundamental para que a UFJF possa continuar cumprindo esse papel que é tão importante para a sociedade”, explica David.

De acordo com o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, o convênio é necessário, pois a Universidade está investindo recursos desde o início da pandemia e o montante gasto para a realização dos exames RT-PCR chegou a quase um milhão de reais. Do total, cerca de 700 mil reais foram destinados para a compra de insumos, outros 260 mil reais foram designados para aquisição de equipamentos e o restante foram despesas indiretas das próprias unidades acadêmicas.

“Temos um acordo com a PJF, desde abril de 2020, para a execução deste trabalho, pois a UFJF tem os únicos laboratórios públicos do município e região para a execução dos testes de Covid-19. Em junho do mesmo ano, estendemos esse acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para atendermos, além do município juiz-forano, as regionais da Zona da Mata”, destaca Silvério.

Apesar da SES-MG passar a oferecer parte dos insumos necessários para a realização dos testes de RT-PCR a partir junho de 2020, ainda foi preciso que a Instituição continuasse a investir recursos para a aquisição das matérias-primas faltantes e para a manutenção dos laboratórios da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que, em 18 de maio de 2020, receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Silvério explica que diante do cenário de corte orçamentário das universidades, realizado pelo governo federal, a UFJF chegou a um limite de aporte financeiro, apesar de se manter disposta a atender as demandas municipais e regionais. “Os recursos vindos da PJF chegam em uma boa hora. Nas próximas semanas teremos capital para a aquisição dos insumos que, juntamente aos disponibilizados pela SES, nos permitirão a continuidade na realização dos exames”, aponta.

Leia mais: UFJF totaliza 35.073 exames de Covid-19 realizados em seus laboratórios UFJF concentra testes de PCR em um laboratório

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf