Setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suícidio. A campanha de conscientização, nomeada “Setembro Amarelo”, almeja ampliar o debate sobre a saúde mental, eliminando tabus sobre o assunto, além de prevenir casos de autodestruição. 

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria e com o Conselho Federal de Medicina, são registrados, em média, 13 mil suicídios por ano no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.  Ainda  conforme a  Associação e o Conselho, cerca de 96,8% dos casos de suicídios são motivados por históricos e traços de doenças mentais, e a juventude representa parte considerável dessa estatística. 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), desenvolve projetos e ações, cuja temática central é a saúde mental, visando colaborar para a reversão desse cenário, o acesso à saúde e a ampliação da qualidade de vida de toda a população. 

“Os docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes da UFJF, durante todo o ano, atuam em projetos de extensão que procuram dar suporte às pessoas no campo da saúde mental e das identidades. Nesse sentido, o Setembro Amarelo é um momento de destaque dessas iniciativas, que demonstram, de forma efetiva, como o acolhimento à comunidade é fundamental, sobretudo, quando articulado ao conhecimento acadêmico, porque proporciona melhores condições de vida à população”, ressalta a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Duas dessas iniciativas extensionistas são o “Falatrans” e o “Fala aí”, e  ambas estão sob a coordenação da professora do Departamento de Psicologia do campus de Juiz de Fora, Alinne Nogueira Silva Coppus

O projeto de extensão “Falatrans” oferta atendimento psicanalítico para o público trans, pessoas que não se identificam ou se identificam parcialmente com o gênero designado ao nascimento. Já o projeto de extensão “Fala aí”  disponibiliza acolhimento psicológico aos alunos da Universidade.  

“Nosso objetivo é oferecer um espaço de fala para o discente que esteja em momentos de angústia. Com o projeto, teremos acesso a um panorama sobre a saúde mental dos nossos alunos. Vamos pesquisar, também, quais as intervenções que podem permitir um atravessamento desses momentos difíceis, assim como o que os alunos identificam como urgente ou crise nesse momento”, explica Alinne Coppus. 

“Fala aí!”

O projeto de extensão “Fala aí! Acolhimento psicológico ao discente da UFJF”, realizado em parceria com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), iniciou as atividades neste mês. O objetivo é acolher estudantes da UFJF em momentos de crise. 

A professora Aline Coppus explica que, a princípio, os atendimentos estão sendo ofertados remotamente. “Devido à pandemia, os atendimentos são efetuados pelos participantes do projeto no formato on-line a partir de marcação por WhatsApp. São reservados alguns horários diários para que os atendimentos possam ser realizados.” 

Segundo a professora do Departamento de Psicologia, o projeto “Fala aí” não busca oferecer terapia e tratamento prolongado de saúde mental. “Os participantes do projeto estão prontos para a escuta dos discentes, E os alunos que necessitarem de um acompanhamento psicológico serão encaminhados para os serviços da própria Universidade, assim como para serviços externos”. 

“Falatrans”

O projeto de extensão “Falatrans: atendimento psicanalítico para o público trans no Centro de Psicologia Aplicada” foi criado há 4 anos. Atualmente, a iniciativa oferta atendimento e acolhimento para, aproximadamente, 30 pessoas residentes em Juiz de Fora. O trabalho é desenvolvido por graduandos, ex-alunos do curso de Psicologia e colaboradores externos. 

“Recolhemos efeitos positivos desse trabalho em diversos escopos: saídas possíveis diante dos conflitos trazidos pelos pacientes, conquistas de novos espaços na sociedade, a importância da circulação dessa temática na Universidade e na cultura de uma forma geral e o aprofundamento dos usos do corpo na atualidade”,  conclui Alinne Coppus.

Saiba mais:

Centro de Psicologia Aplicada da UFJF

Siga o “Fala aí” no Instagram 

Siga o “Falatrans” no Instagram 

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: (32) 2102-3121 ou  imprensa.extensa.ufjf@gmail.com