Está no ar a nova edição da Locus: Revista de História, periódico semestral do Departamento e Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A publicação está disponível on-line e tem como tema o marco de 20 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro, ocorridos em Nova Iorque (EUA), abordando as mudanças históricas que reverberaram pelo mundo após o ocorrido.  

O volume 27 do material foi organizado pelo pesquisador José Pedro Zúquete, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A revista reúne oito artigos acadêmicos inéditos a respeito do atentado em formato de dossiê, além de uma seção de tema livre, cinco resenhas e uma entrevista inédita com o professor de sociologia Lorne Dawson, da Universidade de Waterloo, um dos maiores especialistas sobre terrorismo, radicalização e violência religiosa da atualidade.

“Lorne Dawson é um dos grandes especialistas sobre Jihadismo e sobre os fatores motivacionais por trás da adesão ao movimento global da Jihad. Ele é dos especialistas que mais tem feito trabalho empírico sobre as causas que levam muitos jovens muçulmanos ocidentalizados a abandonarem a sua vida cotidiana e a juntarem-se a projetos de califados globais, como no caso do Estado Islâmico. E ele alerta para não se subestimar as motivações religiosas – e não apenas políticas – por trás do Jihadismo”, explica o organizador do dossiê, José Pedro Zúquete.

O professor do Departamento de História e editor da Locus, Leandro Pereira Gonçalves, afirma que o tema é ainda mais urgente por se tratar de um momento em que as tropas dos Estados Unidos deixaram o Afeganistão, agora comandado pelo Talibã. Com isso, Zúquete apresenta um dossiê repleto de referências que possuem o propósito de debater e refletir sobre os efeitos do dia que mudou o mundo.

Próximos volumes
Para 2022, as duas edições da Locus já estão definidas: no primeiro semestre será o dossiê “História recente da política externa da América Latina: uma questão de elites?”, enquanto no segundo semestre será publicada a edição “Fascismos, 100 anos depois”.

Outras informações:
Revista Locus: Vol. 27, N. 2 (2021): O dia que mudou o mundo? O 11 de Setembro 20 anos depois