Rafael Souza Teixeira apresentou consequências da pandemia na economia de Minas Gerais (Foto: VisualHunt)

O estudante da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rafael Souza Teixeira, alcançou o segundo lugar na 10ª Gincana Nacional de Economia, promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A fase nacional, que contou com nove participantes, foi realizada em dois dias e abordou simulações sobre os mercados imobiliário e cambial.

Antes de chegar à competição em nível nacional, Teixeira disputou a etapa regional, realizada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon). “A primeira fase era como se fosse um jogo de cartas e fui respondendo as questões que me eram destinadas. Por fim, alcancei o primeiro lugar da disputa em Minas Gerais, o que foi uma surpresa muito grande e me deu um gás para que continuasse na Gincana Nacional”, conta o estudante.

Para se preparar, Teixeira procurou auxílio dos professores da Faculdade de Economia, entre eles os que atuam no projeto de Extensão “Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC)” e os que estiveram envolvidos na fase regional, para a elaboração de um vídeo que deveria ser encaminhado para uma das fases da seleção nacional sobre a economia de Minas Gerais no ano de 2021.

Durante a apresentação de cerca de dois minutos, o aluno abordou as consequências da pandemia causada pelo Novo Coronavírus e as consequências trazidas para a economia de Minas Gerais, o que garantiu a primeira colocação nesta etapa da gincana.

Confira o vídeo.

O estudante destaca que o incentivo inicial para que participasse da competição foi dado pelo professor Lourival Batista de Oliveira Júnior; entretanto a motivação para continuar foi a oportunidade em trazer o troféu para a Faculdade de Economia. “Eu fiquei pensando o quanto seria legal visitar a UFJF em dez anos e encontrar o troféu.”

Gincana Nacional de Economia
A Gincana Nacional de Economia é disputada desde 2011 e realizada de forma paralela ao principal evento do Sistema Cofecon/Corecons no ano – o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, nos anos pares; e o Congresso Brasileiro de Economia, nos anos ímpares. Em 2020, a 10ª Gincana Nacional foi cancelada devido à pandemia. O cancelamento rendeu mudanças em 2021. A necessidade do isolamento social fez com que a disputa ocorresse de forma individual este ano, ao contrário dos anteriores, quando ocorria em duplas.

Confira os vencedores.

Catarinense vence X Gincana Nacional de Economia

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial