Izabela, no alto à esquerda, foi uma das premiadas no concurso. (Foto: reprodução SBPC/ML)

A acadêmica de Medicina Izabela Casarim Pacheco representou o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) durante o 2° Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), realizado na última semana. A estudante do 6º período foi uma das vencedoras do 4º Concurso de aulas para acadêmicos, e ministrou conteúdo sobre aspectos clínico-laboratoriais das dislipidemias [elevação dos níveis de lipídios no sangue].

Para a estudante, a experiência colaborou para aprofundar conhecimentos sobre patologia e adquirir experiência em eventos de grande alcance com a participação de profissionais capacitados. “Desde o início percebi que seria um desafio enorme, mas encarei todo o processo como parte do meu aprendizado. Escolhi um tema que eu amo falar e que tinha interesse em me atualizar, trabalhei bastante em cima da minha apresentação e no fim ela foi aprovada. Foi gratificante ter sido um dos destaques das apresentações e perceber que todo o meu esforço e empenho foi reconhecido por profissionais com tamanha representatividade e competência”, relatou.

Em sua aula, Izabela abordou “conceitos básicos da fração lipídica, classificação das dislipidemias, com destaque às principais atualizações e perspectivas futuras da avaliação laboratorial, buscando compreender os aspectos pré-analíticos que interferem na exatidão dos resultados e a pertinência do assunto”. Ela destaca a importância da valorização da patologia e dos aspectos que envolvem os exames laboratoriais para além da definição diagnóstica, “fornecendo subsídios para atuar também na prevenção, tratamento, prognóstico e acompanhamento de enfermidades”.

Também foram premiados no concurso os estudantes César Quadros Mais, da Universidade Federal de São João del-Rei e Giovanna Bolini Brazão, do Centro Universitário do Estado do Pará. Clique aqui e saiba mais sobre a atividade.