O projeto de extensão Turismo de Base Comunitária, Sustentabilidade e Redes (TBC-Rede) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai realizar, ao longo do mês de setembro,  uma série de lives com a temática “O que diz a Juventude do Turismo de Base Comunitária?” Os encontros remotos serão sempre às quartas-feiras, às 18h, no Instagram.

As lives são abertas aos interessados na temática, e as inscrições, para quem desejar certificação, devem ser feitas neste link.  O projeto de extensão TBC-Redes é realizado pela UFJF em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As coordenadoras da iniciativa são as  professoras do Departamento de Turismo da UFJF, Edilaine Moraes, e do Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ, Teresa Mendonça.

“Nosso objetivo com a série de lives é tornar visível o engajamento da juventude nacional e mundial na construção coletiva de um Turismo de Base Comunitária que busca justiça social, igualdade, preservação da natureza e luta pelo território”, explica a professora Edilaine.

Dentre as convidadas dos encontros remotos, estão representantes da Rede São Gonçalo de Turismo de Base Comunitária de Paraty (RJ); do grupo de Turismo Comunitário de Caetanos de Cima de Amontada (CE); do Turismo Étnico Comunitário nas Comunidades Quilombolas do Recôncavo Cachoeira (BA); e da Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta de Santarém (PA).

Confira a programação completa das lives aqui.

Articulação entre ensino, pesquisa e demandas da sociedade

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, ressalta que as atividades do projeto TBC-Redes são enriquecedoras para a formação dos estudantes e, também, para a extensão universitária. “Essas iniciativas articulam duas universidades federais e diferentes coletivos comunitários que possuem experiência na área do Turismo. Isso permite que os estudantes coloquem em prática o conhecimento apreendido na sua formação  e também obtenham aprendizados numa relação dialógica com a sociedade.”

Conforme Edilaine, além de contemplar a tríade ensino, pesquisa e extensão, a série de encontros virtuais “contribui com a quebra de barreiras geográficas, possibilitando a interação, o diálogo e a discussão entre os jovens estudantes das instituições mineira e fluminense que estão envolvidos com o movimento de turismo de base comunitária.”

As alunas do curso de Turismo da UFJF e bolsistas do projeto de extensão TBC-Redes, Edivânia Rosa e Flávia Calazans, enfatizam a oportunidade de novos aprendizados a partir do ingresso na iniciativa extensionista. “A participação no projeto de extensão TBC-Rede é uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal, uma vez que fomenta a troca com a comunidade e o aprendizado, a partir de perspectivas diferentes”, afirma Flávia.

Saiba mais:

Siga o projeto TBC-Redes no Instagram.

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br