Sandra Cristina, do Instituto Nosso Lar; Izabela Costa; Rosilene da Silva Chaves, vencedora na categoria escrita; e Bráulio Magalhães (Foto: Divulgação)

Moradores do bairro Turmalina protagonizaram na última sexta-feira, 27, uma série de apresentações artísticas durante o primeiro “Concurso Cultural Turmalinda” promovido pelo projeto de extensão em interface com a pesquisa “Turmalinda: um processo de (re)identificação sobre si para além do estigma”, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

De acordo com o coordenador projeto, professor Bráulio Magalhães, o concurso buscou divulgar, engajar e incentivar as atividades culturais desenvolvidas pelos moradores do bairro Turmalina, bem como promover a valorização da cultura local, por meio das construções de seus próprios habitantes. “Nós avaliamos como muito positivo o concurso. O mais importante foi proporcionar para estas pessoas espaços em que elas pudessem se colocar. Tentar situar cada um dos moradores, para que eles percebam que devem se expor e apresentar as coisas boas, e que os problemas sociais existentes no bairro Turmalina são problemas que também existem em outras regiões.”

Ao lado do pai, Ana Luiza recebeu o prêmio pelo desempenho na categoria dança (Foto: Divulgação)

Foram premiadas apresentações nas seguintes modalidades: artes manuais, esportes, música e expressão artística corporal. Integrantes do grupo de Capoeira que venceram os quesitos música e esportes aplaudiram a iniciativa do projeto. “A gente sente falta desses projetos aqui na região, então esse concurso foi muito bem vindo”, afirmou Rogério Junio Gonçalves Souza, vencedor da categoria esportes ao lutar capoeira.

Izabela Costa e Gessilane Vitor Alves, vencedora da categoria artes manuais (Foto: Divulgação)

Integrante do projeto de extensão, a estudante Izabela Costa, do curso de Odontologia, chamou a atenção para a necessidade de apresentar a UFJF-GV aos moradores do bairro. “Além de incentivar os talentos locais, conversamos muito com os participantes e seus familiares sobre a UFJF-GV, apresentando as oportunidades que a mesma oferece, visto que alguns moradores estão terminando o Ensino Médio ou possuem familiares nessa situação. Além da experiência adquirida por ter ajudado a organizar o evento, acredito que aprendi muito com as histórias e relatos dos moradores que participaram do concurso”.

Confira os ganhadores do Concurso Cultural Turmalinda:

Categoria artes manuais: Gessilane Vitor Alves
Categoria esportes: Rogério Junio Gonçalves Souza
Categoria música: Raphael Martins de Souza
Categoria escrita: Rosilene da Silva Chaves
Categoria expressão artística corporal: Ana Luiza Gonçalves Moraes