Defensor de uma educação democrática e libertadora, baseada na realidade e vivência dos educandos, Paulo Freire foi o precursor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Para celebrar o centenário do educador, comemorado no dia 19 de setembro, o Grupo de Pesquisa, Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos (Grupeeja), da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou a série de vídeos “Paulo Freire na EJA”, que pode ser acessada via canal do Grupeeja no Youtube

Educador foi o precursor da educação de jovens e adultos no Brasil (Imagem: Sesc em São Paulo/Visualhunt)

A iniciativa, que integra o  projeto de extensão “O Fórum mineiro de EJA da Zona da Mata: a (re)construção do coletivo de luta pelo direito humano à educação para todas e todos”, tem como objetivo sistematizar, socializar e fazer circular as produções originais, criativas e resistentes de educadoras e educadores da EJA, assim como demonstrar a importância de Paulo Freire e da EJA para a vida de alunos e professores.

No primeiro episódio, “A palavramundo poesia”, a professora da Escola Municipal Belmira Duarte Dias, Flávia Cedrola, compartilha o trabalho realizado com os educandos em torno do gênero poesia. Além de Flávia, a educanda  Daniela Gomez recita o poema autoral “Berço de Papelão” incluso no livro “Antologia Poética”. De acordo com a professora da Faced , Mariana Cassab, o trabalho aconteceu integralmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e foi pautado em uma perspectiva freireana, que busca articular a leitura do mundo à leitura da palavra. “Os objetivos principais eram ampliar a fruição e o interesse artístico das educandas através de oficinas de escrita e leitura, e contribuir para sua permanência na escola em um momento de profundas dificuldades.”

Já no segundo episódio da série, “Uma escola de vida”, a educanda recém egressa da EJA do Colégio de Aplicação João XXIII, Stella Veiga, compartilha  os diálogos vividos entre os saberes escolares e sua vida. “A iniciativa, portanto, é um convite aos diferentes atores sociais implicados com a EJA em afirmarem suas vozes, demarcarem suas existências e humanidades e honrarem o legado de Paulo Freire para a modalidade e a escola pública”, explica Mariana.

Os interessados em participar da série podem entrar em contato com o Grupeeja através do e-mail gruppeeja.faced@ufjf.edu.br e assim serão disponibilizadas orientações e apoio técnico para a produção dos vídeos.