Já estão abertas as inscrições para o III Encontro Regional Mineiro de Ensino de Ciências Sociais (Ermecs), que acontecerá entre 9 e 11 de novembro. O evento, voltado para a comunidade da área de Ciências Sociais e Humanas, será realizado de forma on-line e gratuita, no canal do Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Youtube. Reformas educacionais e o ensino de Ciências Sociais serão os temas principais do encontro.

A professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF e líder do Grupees, Rafaela Reis, ressalta a importância dos temas que serão tratados. “Debateremos o impacto das reformas educacionais no ensino de Ciências Sociais, como a nova Base Nacional Comum Curricular, os projetos de  vida e projetos integradores no novo ensino médio. Além disso, destacaremos dois espaços para tratar das aulas de sociologia em tempos de pandemia e os usos de tecnologias de informação e comunicação para usos educacionais.”

Na programação, estão agendadas quatro mesas de debates, quatro apresentações de grupos de trabalho, além de duas oficinas pedagógicas, que têm como temas: produção de podcasts e o uso de memes nas aulas de Ciências Sociais. Por sua vez, as mesas e grupos de trabalho, compostas por professores da UFJF e outras instituições, como Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), discutirão temas como “O ensino de Ciências Sociais e o trabalho docente em tempos de pandemia”; “Ensino médio e o ensino de Ciências Sociais em pesquisa: o que a pós-graduação tem a nos dizer?”; “O ensino de Ciências Sociais nas modalidades diferenciadas”; e “História e Pesquisa sobre o ensino de Ciências Sociais”.

O III Ermecs é realizado pelos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Educação da UFJF, contando com o apoio do Grupees e da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs). Não é necessária titulação mínima para participar do evento, que aceita inscrições para ouvintes até 5 de novembro.

III Ermecs