A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá um aplicativo para o mapeamento de todas as ações de extensão desenvolvidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. O objetivo é facilitar e ampliar o acesso das comunidades acadêmica e externa à UFJF às iniciativas extensionistas, que promovem a articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade, em um exercício de contribuição recíproca.

“O aplicativo tem como objetivo dar publicização às ações de extensão. Ao mesmo tempo, vai proporcionar maior conhecimento aos estudantes de graduação para que possam ter mais oportunidades de realizar atividades extensionistas. Esse georreferenciamento, proporcionado pelo aplicativo, é uma das ações de preparação para a inserção da Extensão nos currículos”, explica a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Protótipo do aplicativo

Nesta segunda-feira, 30, a equipe técnico-administrativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) teve acesso ao protótipo do dispositivo, durante reunião remota realizada com o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFJF e coordenador do projeto, André Luiz Oliveira. Além do docente, em sua fase inicial, a elaboração do aplicativo também contou com o apoio dos professores da Faculdade de Engenharia da UFJF, Jordan Henrique de Souza e Gislaine dos Santos.

“O aplicativo possibilitará que usuários internos e externos à comunidade acadêmica visualizem informações sobre as ações de extensão em andamento, como os locais onde essas ações estão sendo realizadas. Também vai auxiliar os discentes a identificar ações de extensão que vêm sendo realizadas próximas às suas residências”, destaca Oliveira.

Conforme o professor, a intenção é que a elaboração do aplicativo seja concluída até o final deste ano. Nesse sentido, a equipe de bolsistas, sob sua coordenação, trabalha no desenvolvimento das funcionalidades do dispositivo.

“Buscamos facilidade de aprendizado e memorização dos recursos do aplicativo, eficiência e segurança no uso, além de boa experiência para o usuário. Algumas das funcionalidades previstas são: seguir, curtir e manifestar interesse em uma ação/curso/evento de extensão; publicar edital de chamada de projetos/programas de extensão; publicar comunicados de ações; notificar usuários que seguem a ação de extensão; visualizar cursos e eventos de extensão cadastrados; enviar mensagem a outro usuário; divulgar projeto/programa/evento/curso de extensão, dentre outras”, conclui.

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br