Foi lançado o primeiro boletim informativo do sistema Busco Saúde. A plataforma, desenvolvida por pesquisadores da UFJF,  é utilizada como um sistema para auxiliar no registro e monitoramento dos sintomas de Covid-19 da comunidade universitária. Desta forma, alunos, docentes, técnico-administrativos em educação e terceirizados devem se cadastrar na plataforma Busco Saúde e, caso tenham algum sintoma ou contato com caso confirmado de Covid-19, devem fazer a devida notificação.

O sistema ainda possibilita que seus usuários entrem em contato com um profissional de saúde habilitado, por meio de um direcionamento para um canal de telemonitoramento, contribuindo também no encaminhamento e na distribuição de pacientes para os locais de atendimento do município, caso haja necessidade.  Sandra Tibiriçá, professora da Faculdade de Medicina, comenta a importância de um sistema de automonitoramento na retomada das atividades presenciais da universidade.  

“No campus, esta é a chave para minimizar a transmissão, com o suporte adequado para orientar condutas e o autoisolamento, além do fechamento de unidades em tempo real, caso seja necessário. Os protocolos já estabelecidos têm um enorme papel a cumprir, e, junto com o serviço de monitoramento e rastreamento, são indispensáveis para o retorno de qualquer escola, especialmente as instituições de ensino superior”, avalia.

Dados epidemiológicos do boletim informativo

De acordo com os dados publicados no boletim informativo (BI),  o sistema possui 1404 usuários cadastrados atualmente. Dentre eles, são 1.195 estudantes de graduação (85,1%), 58 técnico-administrativos em educação/TAEs (4,1%), 133 docentes (9,5%) e 18 terceirizados (1,3%). Desde o início do monitoramento, no dia 1º de julho de 2021, foram realizados 187 atendimentos, com o monitoramento de 166 usuários. No mesmo período de oito semanas, foram contabilizados 147 casos suspeitos e 15 casos confirmados. 

O boletim também analisa a distribuição por vínculo dos casos suspeitos. Até o dia 24 de agosto, o documento aponta que, diante das notificações, 63% eram discentes, 10% eram docentes, 3% eram TAEs e 1% terceirizados. Homens representam 31% dos casos suspeitos, enquanto as mulheres somam 68% do quantitativo. 

Ao comparar a 33ª semana epidemiológica em relação à 32ª, foi possível aferir uma estabilidade no número de monitoramentos realizados, assim como uma redução de 75% nos registros de novos casos confirmados. No momento atual (25 de agosto), estão sendo monitorados 15 membros da comunidade universitária, sendo que destes, 4 são considerados casos suspeitos. Houve redução na média móvel de novos casos e de membros da comunidade universitária monitorados, configurando respectivamente, uma diminuição de 100% e 33,3% entre 10 e 24 de agosto.

Vanguarda da universidade e possível expansão

Sandra avalia que a UFJF está na vanguarda da retomada das atividades presenciais pela seriedade do trabalho interprofissional desenvolvido na plataforma de monitoramento e rastreamento, que está em funcionamento desde o dia 05 de julho, mesmo dia do retorno das aulas práticas dos cursos da área da saúde. Desta forma, ela aponta que o sistema também encoraja a adesão aos protocolos, ao mesmo tempo em que contribui para reduzir os impactos negativos do auto isolamento. 

Diante da retomada de outros cursos ao ensino suplementar presencial no futuro,  a professora do Departamento de Ciência da Computação, Priscila Capriles, avalia que “o sistema está apto para receber novos usuários da UFJF, seja de Juiz de Fora, Governador Valadares ou Colégio João XXIII, este último no caso da retomada das aulas dos ensinos fundamental e médio.  

Para um dos pesquisadores responsáveis pela elaboração do boletim, Marcel Vieira, ainda não é possível traçar um paralelo entre a média móvel de casos registrados para a comunidade universitária e para o município. “Precisaremos aguardar mais algumas semanas de monitoramento na UFJF para fazermos esta análise e esta comparação.”, complementa o professor do Departamento de Estatística da Universidade. 

Faz parte também da equipe de pesquisadores, os pesquisadores Fernando Colugnati e Marise de Oliveira, ambos da Faculdade de Medicina. O Boletim Informativo Busco Saúde pode ser acessado através do link .

Mais informações:

http://buscosaudeapp.ufjf.br/ .