Estão abertas as inscrições para o II Minicurso de Farmacologia que será realizado pelo campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) entre os dias 24 e 26 de setembro, com emissão de certificado. Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de setembro no formulário disponível aqui.

O evento que no ano passado reuniu mais de 15 mil ouvintes tem como objetivo disseminar conhecimento na área de farmacologia com qualidade e gratuitamente, auxiliando na formação de estudantes e profissionais de saúde. De acordo com Mariana Rezende, professora do departamento de Farmácia da UFJF-GV, espera-se que o público para a próxima edição seja ainda maior, uma vez que a programação prevê algumas novidades. “Neste ano haverá submissão de resumos e apresentação de trabalhos nas modalidades banner e apresentação oral, com a possibilidade de divulgação de pesquisas para milhares de pessoas”, destacou.

Além da apresentação de trabalhos, a programação totalmente remota contará com a exposição de conceitos básicos da farmacologia e de tratamentos farmacológicos na COVID-19; com discussões sobre a correta leitura de artigos científicos, evitando interpretações errôneas que fomentam as chamadas fake news; sobre os principais efeitos toxicológicos do uso indiscriminado de ‘medicamentos profiláticos’ para a COVID-19; bem como sobre a responsabilidade jurídica dos prescritores com relação ao uso de medicamentos sem aprovação de indicação para determinada condição clínica. Serão realizadas ainda palestras sobre o uso clínico do canabidiol, com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além do caráter acadêmico, o evento arrecadará doações para a Associação Dona Zulmira e Doce Lar, ambas de Governador Valadares. “Acreditamos que o apoio social através de um evento de ampla divulgação seja essencial para a condução de uma boa relação entre a universidade e a comunidade”, ressaltou Mariana Rezende.

A professora destaca ainda o protagonismo dos estudantes na organização do evento. “Gostaria de destacar que neste ano contamos com uma equipe maior de alunos, de praticamente todos os cursos da área da saúde da UFJF GV. Lembrando que a iniciativa do evento é dos alunos e eles têm trabalhado bastante para que o evento seja um sucesso”, finalizou.

Mais informações sobre o II Minicurso de Farmacologia estão disponíveis aqui ou no instagram @minicursoufjfgv.