Estudantes e profissionais de várias regiões do país participam do minicurso. (Foto: divulgação)

Mais de 15 mil pessoas se inscreveram em um minicurso em farmacologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Para termos uma ideia da repercussão, das 69 universidades federais do país, pelo menos 59 delas possuem estudantes participando das atividades. Isso sem contar as instituições particulares e os profissionais de várias regiões do país.

A técnica em enfermagem Amanda Fleury, 19, é de Goiânia-GO, e conta que o curso está sendo bem proveitoso. “As aulas estão sendo bem explicadas e todas as dúvidas sanadas, além de usar exemplos que nós, da área da saúde, vemos com frequência. Esse curso está contribuindo muito, para mim, em áreas como clínica médica e medicamentos, uma vez que é uma das principais funções da equipe de enfermagem dentro do ambiente hospitalar”, afirma.

Quem também elogia a atividade é a estudante de odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Jaqueline Alonso, 30. “As aulas do primeiro ciclo, foram ótimas por tratarem exatamente da base para o entendimento dos processos farmacológicos. A farmacologia é base para a prática diária do cirurgião dentista. A revisão de tópicos importantes e ter contato com outras formas de apresentação do conteúdo garante mais segurança para a conduta medicamentosa clínica”, explica.

A alta adesão surpreendeu a coordenação do curso. “Ficamos surpresos. Esperávamos ter um número considerável de inscritos, a considerar a repercussão do minicurso de imunologia e virologia [atividade semelhante promovida recentemente pela universidade], mas nos surpreendemos com tamanha procura, de várias regiões do país”, afirmou a professora Mariana Rezende.

O curso tem sido elogiado pelos participantes. (Foto: divulgação)

A docente explica que a oferta de cursos de inverno e verão “é uma tradição em muitas universidades, com intuito de manter uma atualização constante dos conhecimentos mesmo em período de férias”. Ainda, segundo ela, a iniciativa de promover um evento similar no campus com programação voltada para a farmacologia partiu dos próprios alunos. Não é à toa que uma equipe formada por oito estudantes dos cursos de farmácia e odontologia da UFJF-GV participam da organização do evento.

O minicurso começou nesta segunda-feira, 27, e vai até sexta-feira, 31. As aulas são on-line e ministradas por professores da UFJF-GV, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e por uma doutoranda em ciências biológicas da UFJF.

Serão mais de 30 horas de atividades, sendo os conteúdos acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva. Todos os palestrantes foram orientados a realizarem audiodescrição das imagens. Além disso, o formato das aulas vai permitir que o professor seja interpretado com o auxílio de leitura labial.

A expectativa de Rezende é que “alunos e profissionais se atualizem quanto aos conceitos e mecanismos de ação da farmacologia e não se afastem da busca por conhecimento, mesmo em tempos de distanciamento social.”

Mais informações no perfil do curso no Instagram: @minicursoufjfgv