Voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e utilizáveis, o principal objetivo do Ideathon é ampliar a busca por integração entre o conhecimento científico e as demandas da sociedade. (Imagem: Pixabay)

Estão abertas até o dia 20 de setembro próximo as inscrições para o “Ideathon: Gestão, Inovação e Saúde”, a maratona do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e utilizáveis. O principal objetivo da atividade é ampliar a busca por integração entre o conhecimento científico e as demandas da sociedade. Podem participar estudantes, professores e técnicos administrativos dos dois campi, incluindo os discentes egressos a partir do semestre 2019/03.

Promovido pelo recém-criado setor de Inovação da UFJF-GV, o Ideathon conta com a parceria do Critt – órgão da UFJF responsável por valorizar e fomentar soluções inovadoras no ambiente acadêmico –, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares, além do Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce.

Maratona é semelhante ao Hackathon
A dinâmica do Ideathon é a mesma de outro evento promovido pelo campus nos anos de 2019 e 2020, o “Hackathon”. Durante quatro dias, as equipes – que precisam ter entre três e cinco integrantes – receberão capacitação e mentoria para aprimorar e desenvolver a ideia inicial do projeto.

A novidade desta edição da maratona é que cerca de uma semana antes do início das atividades – previstas para começar em 7 de outubro – os participantes já terão acesso a uma série de materiais, como vídeos, ebooks e artigos. O objetivo é funcionar como uma espécie de nivelamento, a fim de diminuir a distância entre os candidatos que já participaram de eventos de inovação e empreendedorismo e aqueles que têm contato com os temas pela primeira vez.

Premiação
Ao final do evento, as duas melhores soluções em cada um dos eixos da maratona (gestão e saúde; tecnologia e saúde) receberão prêmio em dinheiro, um mês de acompanhamento técnico para desenvolvimento do negócio e certificado de honorabilidade. Além disso, as duas equipes com maior pontuação estarão automaticamente aprovadas para participarem da próxima edição do programa de estímulo à criação de startups da UFJF, o “Speed Lab”, previsto para começar em meados de outubro deste ano.

A expectativa da responsável pelo setor de Inovação, Nádia Carvalho, é o maior envolvimento da comunidade acadêmica. “O que a gente espera são boas soluções. Este ano ampliamos a participação para o campus sede, e esperamos que isso resulte em propostas de destaque para a área da saúde e que assim como o ano passado seja um sucesso”, declara.

Para mais informações e inscrições no Ideathon, clique aqui.