Mostra pode ser visitada remotamente até 31 de agosto (Foto: Divulgação)

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, com o objetivo de exaltar a importância dessas manifestações como um conjunto de costumes, crenças, lendas, contos, brincadeiras e conhecimentos que caracterizam um povo. 

Pensando nisso, o Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preparou uma programação especial para todo o mês de agosto. A mostra, intitulada “Mês do Folclore”, também inspirada no acervo do Museu, traz duas séries de publicações on-line: “Onde está o Folclore”; e “Lendas”. A mostra on-line busca tratar de aspectos do folclore que vão além dos tradicionalmente abordados, explorando como ele se faz presente no nosso cotidiano, sobretudo, por meio das novas tecnologias de comunicação.

A série “Onde está o Folclore” traz posts que abordam filmes, séries, games, programas de tevê, podcasts e curiosidades, evidenciando a presença do folclore, que pode, muitas vezes, passar despercebida. A primeira publicação da mostra trouxe o seriado “Cidade Invisível”, ficção nacional que se tornou uma das séries mais assistidas no Brasil, com sucesso em mais de 40 países. 

Primeira aposta na ficção folclórica brasileira para o streaming, sua temporada de estreia contou com sete episódios, que exploraram lendas do folclore brasileiro, apresentando criaturas como a Cuca, o Saci, as sereias e o Curupira. Também abordada pela série de postagens Onde está o Folclore, aparece a personagem Cuca, célebre graças à adaptação da obra de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”, para tevê e internet. 

Segundo a lenda, Cuca seria uma bruxa que rapta crianças e que pode ter a forma de uma velha ou de uma feiticeira com cabeça de jacaré. Ocorre que, depois de uma postagem feita no Twitter, em 2017, os memes da Cuca viralizaram e se tornaram um sucesso nas redes sociais mundo afora. Pessoas de todo lugar, mesmo sem conhecer a sua história, passaram a compartilhar as cenas divertidas daquele jacaré de cabelos longos e louros. Além disso, quem nunca ouviu ou cantou: “Nana neném, que a Cuca vem pegar. Papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar…”?

A origem desta lenda está na Coca (ou Coco) das lendas ibéricas, tradição que foi trazida para o Brasil possivelmente na época da colonização. Uma das versões da lenda da Cuca diz que, a cada mil anos, brota de um ovo uma nova Cuca. Então, a Cuca “antiga” se transforma em um pássaro de canto triste, enquanto a nova Cuca assume seu papel, fazendo maldades maiores do que a anterior.

Lendas
A série “Lendas” teve seu início apresentando a lenda do João-de-Barro. O pássaro, muito conhecido pelo cuidado com que constrói o ninho, visando proteger sua parceira e seus filhotes, já inspirou diversas canções de amor, como é o caso da música de autoria dos artistas Leandro Léo e Rafael Portugal, que ficou conhecida pela interpretação de Maria Gadú. Na série “Lendas”, são apresentadas lindas histórias, tão presentes na imaginação popular, que fazem parte do folclore brasileiro.

Os conteúdos da mostra “Mês do Folclore” começaram a ser postados no último dia 4, no Instagram e no Facebook do Forum da Cultura. A partir de então, a programação segue sempre às terças e quintas-feiras, estendendo-se até o dia 31 deste mês.  

Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Outras informações: Forum da Cultura-UFJF

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf