Trezentos DVDs do documentário “Vai Manter a Tradição – O Samba em Juiz de Fora” serão distribuídos gratuitamente. O filme é fruto do projeto de extensão “Ponto do Samba” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A obra, idealizada e produzida pelo professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Carlos Fernando Cunha, reúne depoimentos de personagens do samba da cidade, além de imagens de arquivos e acervos fotográficos.

“Como instituição pública, através de suas ações, como as de extensão, caso do projeto Ponto do Samba, a UFJF deve colaborar com a preservação e a difusão da memória de nossa sociedade. É o que pretendemos fazer com o samba de Juiz de Fora, bem cultural fundamental da nossa cidade”, ressalta Cunha.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, acrescenta que a cultura é uma das áreas temáticas da extensão universitária. “Todas as relações sociais que se manifestam por meio da arte e da cultura devem ser estimuladas. Projetos, como o Ponto do Samba, colaboram para a preservação e o respeito à memória social que constitui a identidade da própria sociedade.”

Distribuição dos DVDs

A distribuição dos DVDs do documentário foi viabilizada por meio de parceria entre a UFJF e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A retirada das cópias físicas do filme deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na sede da Funalfa, na Avenida Barão do Rio Branco, 2234, Centro. Cada pessoa terá acesso a somente uma unidade, mediante apresentação de documento de identificação pessoal com foto.

“Vai Manter a Tradição – O Samba em Juiz de Fora” também está disponível na íntegra no YouTube. O documentário – uma das ações contempladas na 15ª edição do Prêmio Amigos do Patrimônio, organizado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) – contou com recursos de emenda parlamentar da então deputada federal Margarida Salomão, atual prefeita de Juiz de Fora.

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br