Com o objetivo de levar o conhecimento sobre robótica para alunos de escolas públicas e privadas do município, a Rinobot Team, equipe de competição voltada à robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove o projeto Escolas Parceiras. Aberto para todas as faixas etárias, as atividades são desenvolvidas de acordo com o público alvo.

As atividades se baseiam em apresentações de conceitos, aplicações e demonstrações de diferentes tipos de robôs, tudo didaticamente. As escolas interessadas devem responder o formulário eletrônico e aguardar o contato da Rinobot para marcar um encontro on-line. “Após o cadastro da escola, entraremos em contato, com isso conhecemos público-alvo da escola, separamos os melhores materiais para a apresentação, marcamos horário favorável para a escola e, por fim, ocorre a nossa conversa descontraída mas bem explicativa sobre a função da robótica, ou para os mais novos, apenas a apresentação de um dos nossos robôs,” explica a integrante da equipe de planejamento da Rinobot, Laura Dominguez.

Além de despertar o interesse em tecnologia, o conhecimento de robótica por parte dos alunos traz diversos benefícios, entre eles, a melhora do desenvolvimento cognitivo e do trabalho em equipe. “A robótica estimula a organização, criatividade e autonomia despertando a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, funcionando como ferramenta educativa. Dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos, estimula o trabalho em equipe, concilia teoria e prática, e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.”

Rinobot Team

Fundada em 2016, a Rinobot é uma equipe de robótica da UFJF e tem como objetivo participação em competições de nível internacional e nacional, e levar o conhecimento de robótica para escolas da Zona da Mata e região. Conta com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação e já recebeu diversos prêmios, como RoboCup 2018 em Montreal; Winter Challenge; Iron Cup;SMILE (Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo (Smile) em 2019, em São Caetano do Sul.

Outras informações: Planejamento Rinobot