O livro “Espetáculo Itinerante: história das danças de salão: as raízes dos ritmos”, publicado pela Pantanal Editora, será lançado nesta quinta-feira, dia 5, das 19h às 20h, em cerimônia remota e aberta ao público, na plataforma Google Meet. 

Acesse aqui o livro na íntegra.

A publicação digital e gratuita é fruto de um projeto de extensão, desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sob a coordenação do professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Neil Franco.

“O livro tem como foco inicial abordar a história das danças de salão no sentido mais amplo e, em seguida, discorrer sobre 11 ritmos específicos: valsa; bolero; bachata; salsa; tango; lambada; zouk; samba; forró; twist; e soltinho. É uma produção coletiva, tendo sido elaborada por docentes, graduandos e pós-graduandos de inúmeras áreas da UFJF”, explica o professor. 

Franco ressalta que o livro  foi produzido para alcançar qualquer pessoa que se interesse por conhecer a história das danças de salão. “Tivemos o cuidado de pensar numa escrita que atendesse tanto ao público acadêmico como à comunidade em geral, considerando ser fruto de uma ação extensionista.” 

Conforme a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, a obra relaciona o arcabouço teórico da área ao conhecimento produzido sobre a prática da ação extensionista, ou seja, articula o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade, em um exercício de contribuição recíproca. 

“O livro articula a produção do conhecimento e o trabalho com a sociedade, porque apresenta os ritmos e possibilita maior acesso aos interessados pelo tema, bem como aos estudiosos da dança”, afirma Ana Lívia.

Ritmos no repertório de projeto de extensão

Os ritmos valsa, bolero, bachata, salsa, tango, lambada, zouk, samba, forró, twist e soltinho integram o repertório do projeto de extensão “Espetáculo itinerante: história das danças de salão”.  Segundo Neil Franco, a ação extensionista consiste na produção de um espetáculo, cujo tema é a história das danças de salão. 

“Nossa intenção é que esse espetáculo seja apresentado em diversos espaços, como universidades, escolas, praças, associações, organizações não-governamentais, dentre outras, com o intuito de divulgar essa expressão de arte. Neste contexto de pandemia, as atividades têm ocorrido de modo remoto.”

O professor salienta, ainda, a atribuição da extensão universitária no atendimento às demandas da comunidade externa à UFJF, considerando suas vivências, práticas e experiências, valorizando e priorizando o estreitamento de relações entre a Universidade e a sociedade.  “Com isso, a extensão cumpre um importante papel social, valorizando histórias e culturas, ampliando as possibilidades de atuação no ensino e na pesquisa” , conclui.

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram: @extensao.ufjf

Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br