Com as inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2021.1) abertas até esta sexta-feira, 6, candidatos que pleiteiam uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem ficar atentos às informações sobre as notas de corte para ingresso no curso desejado. Nesta edição, a Universidade oferece 865 vagas, distribuídas em 32 cursos no campus sede, com 677 vagas, e nove em Governador Valadares, com 188 oportunidades.

Para obter informações sobre as graduações, o estudante pode avaliar se o curso desejado teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação no Sisu 2021.2 e pode comparar a pontuação exigida nos anos anteriores com o desempenho das notas alcançadas nas provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira a tabela com os pontos de corte de 2014 a 2021.

Os candidatos podem se inscrever no Sisu 2021.2 até a sexta-feira, 6, e de acordo com o cronograma previsto para as inscrições. O sistema calcula e atualiza, uma vez ao dia, a nota mínima para que o inscrito conquiste uma vaga nos cursos participantes do processo de seleção.

No campus de Juiz de Fora, o curso de Medicina no grupo C (ampla concorrência), alcançou a maior nota de corte na lista de espera do Sisu 2021.1, com 805,12 pontos. Em seguida, Medicina no grupo E (ensino médio integral em escolas públicas) com 793,22 e Medicina no grupo B (renda familiar menor de 1,5 salário mínimo e ensino médio integral em escola pública) com 782,16.

Já em Governador Valadares, para a aprovação o candidato precisou fazer no mínimo 796,28 em Medicina no grupo C; 793,34 no grupo E e 783,46 no grupo B.

Na Instituição, são nove grupos de acesso, com metade das vagas destinada à ampla concorrência e metade aos demais oito grupos, de acordo com o perfil de cada estudante. Durante a inscrição do Sisu, o candidato poderá escolher duas opções de curso, sendo possível alterá-las durante o período de inscrições. Caso não seja selecionado na chamada regular, o candidato poderá participar da lista de espera, com a primeira ou a segunda opção informada no período de inscrição.

Inscreva-se no Sisu

O primeiro passo é entrar na página do Sisu, clicar em “Fazer Inscrição” e na próxima tela clicar em Entrar com Gov.BR ou fazer cadastro. Logo após, é preciso que o candidato confirme os dados. Depois da atualização, o estudante está pronto para começar a inscrição.

Em seguida, o candidato pode escolher até duas opções de curso e deve selecionar a graduação que será a primeira opção e aquela que será a segunda escolha. É possível que o interessado pesquise as vagas pelo nome do município, da instituição ou pelo nome do curso.

Também é fundamental que o estudante leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer, clique em “Escolher esta modalidade” e em seguida confirme a inscrição.

Por fim, é possível que os inscritos acompanhem as notas de corte dos cursos e as classificações parciais durante o período de inscrição.

Leia mais: Sisu 2021.2 abre inscrições nesta terça-feira, 3

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf