Atualizada em 05/08/2021, às 11h38

Já estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart), realizado pela Pró-reitoria de Cultura como incentivo e apoio às atividades artísticas desenvolvidas no âmbito da UFJF e qualificação de graduandos na área artístico-cultural. São 70 vagas distribuídas em três modalidades do programa: Projetos Artístico-Culturais, com 28 vagas; Mediação Artística, com 22, e Grupos Artísticos, que oferece 20 vagas.

Selecionados pela avaliação de projetos apresentados, os bolsistas da modalidade Projetos Artístico-Culturais deverão também desenvolver pelo menos uma oficina durante a vigência da bolsa. A oficina deverá ser remota, enquanto perdurarem as restrições relacionadas à contenção da pandemia de Covid-19. Se houver flexibilização das medidas, com retorno das atividades acadêmicas presenciais, o bolsista poderá optar entre oficinas remotas ou presenciais, que, neste caso, serão realizadas na Escola de Artes Pró-Música.

Na modalidade Mediação Artística, em que o bolsista desenvolve atividades educativo-culturais nos aparelhos de cultura da Procult, oferecendo cursos diversos, as vagas são distribuídas entre Mediação Artística em Artes, com dez vagas, e Mediação Artística em Música, com 12. No primeiro caso, a seleção será por projetos apresentados pelos graduandos. No segundo, a seleção será por edital específico a ser aberto pela coordenação da Escola de Artes Pró-Música.

A modalidade Grupos Artísticos é dividida entre grupos artísticos ligados à Pró-reitoria de Cultura – como, por exemplo, a Orquestra Sinfônica e o Coral Pró-Música – e grupos artísticos da comunidade acadêmica, desde que comprovem mais de um ano em funcionamento. A seleção de bolsistas dos Grupos Artísticos da Procult será realizada em edital específico, sob coordenação dos líderes dos grupos.

A Pró-reitoria de Cultura realizará, por meio de comissão indicada, a seleção de projetos de grupos artísticos da comunidade universitária. Após a aprovação dos projetos, a seleção de bolsistas para as vagas destinadas a cada grupo artístico da comunidade acadêmica da UFJF deverá ser coordenada pelo proponente do projeto.

As inscrições de projetos para as modalidades Pibiart Projetos Artístico-Culturais, Grupos Artísticos da comunidade acadêmica e de Mediação em Artes serão feitas via Google Forms, com links disponíveis no Edital e no site da Procult.

Acesse a íntegra do edital.

Confira o calendário da seleção:

Inscrições 2 a 13 de agosto de 2021
Avaliação pela comissão 16 a 20 de agosto de 2021