Professor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica exerceu cargo entre 1981 e 1985 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa e lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-reitor da UFJF, Márcio Leite Vaz. O corpo do docente, que exerceu o reitorado entre os anos de 1981 e 1985, foi cremado na manhã desta segunda-feira, dia 2 de agosto. A UFJF decretou luto oficial de três dias.

Cidadão honorário de Juiz de Fora e professor emérito da Universidade, Vaz era formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF e em Direito pelo Instituto Vianna Jr. Ingressou no quadro docente da UFJF em 1972, sendo diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica em 1978 e pró-reitor de Administração em 1980. Em 1981, foi eleito reitor da Universidade. Posteriormente, conquistou o cargo de secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), em 1986.

O atual diretor da Faculdade de Farmácia da UFJF, Marcelo Silva Silvério, enalteceu a importância do colega para a instituição. “Temos uma grande admiração por ele, pois sabemos da importância do seu trabalho para a Faculdade. Ele também foi nosso diretor e fez um trabalho bastante relevante durante os anos que esteve à frente da Farmácia”, ressalta.

O reitor da UFJF, Marcus David, lamentou a morte do ex-reitor, ressaltando a importância de seu trabalho para a Universidade e prestando solidariedade à família.

Márcio Vaz já foi homenageado com as medalhas Santos Dumont e Inconfidência Mineira. Em 2011, foi agraciado com a maior honraria do município de Juiz de Fora: a medalha do Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, quando declarou: “Devo essa homenagem à UFJF, pelo trabalho desenvolvido por toda minha vida pela Universidade”.

Natural de Carangola (MG), o professor Márcio Vaz também foi membro do Conselho Diretor do Museu Mariano Procópio.