Reimaginar o desenho das cidades: esse é o título e a proposta do evento promovido pelo instituto de pesquisas WRI Brasil, que ocorre virtualmente nesta quinta-feira, 05 de agosto. O webinar marca o lançamento do relatório “Ruas Completas no Brasil”, conduzido por pesquisadores que analisam a implementação de ruas completas em oito cidades brasileiras, incluindo Juiz de Fora. O professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFJF), Fernando Lima, é um dos autores do documento.

As ruas completas, de acordo com a definição do próprio instituto, podem ser descritas como vias desenhadas com o intuito de promover maior segurança e conforto para todas as pessoas, sejam pedestres, ciclistas ou motoristas. Além disso, refletem as prioridades de uma comunidade, ao ponto de incorporar conceitos culturais da área localizada e apoiar a diversidade de usos do solo, onde residências, comércio e serviços convivem pacificamente.

Em entrevista, Lima comenta sobre a importância do conceito no ambiente urbano. “O principal impacto na dinâmica urbana e no meio ambiente é pensar nas vias fora de uma lógica que estamos acostumados, pela qual o automóvel é o protagonista. Portanto, a principal ideia das ruas completas é ter uma série de modais conectados e atender às vadiadas demandas da via, o que significa pensar a rua como um espaço de convivência e de encontros”, complementa.

No ano de 2019, uma das ruas de Juiz de Fora se transformou em uma rua completa. Uma intervenção de urbanismo tático foi realizada na rua Marechal Deodoro, onde, na ocasião, as calçadas foram unidas por tablados e complementadas por tintas coloridas, e os quiosques dos camelôs foram deslocados para o centro da via, liberando espaço para os pedestres nas calçadas. Sobre os tablados, mesas e cadeiras integravam o ambiente, também preenchido com plantas.

O pesquisador destaca que entre as iniciativas apresentadas no relatório, a intervenção realizada na cidade foi a única a integrar uma universidade com a sociedade. Celebrada por meio de um acordo de cooperação técnico-científica inédito entre a UFJF, WRI Brasil, Prefeitura de Juiz de Fora e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o convênio reafirma o valor da universidade pública, ao mesmo tempo em que reforça a importância da conexão entre a UFJF com a iniciativa privada, as ONGs e o poder público.

Lima comenta que a parceria também resultou num projeto de extensão da FAU, por meio da criação da disciplina “Projeto e Mobilidade Urbana”, pela qual os alunos e professores realizam discussão e elaboração das propostas que podem ser utilizadas na intervenção. “Foi uma iniciativa que articulou ensino, pesquisa e extensão, visando levar conhecimento para as pessoas e explorar o conceito das ruas completas na área central da cidade”, explica.

Pandemia e o futuro das cidades sob a ótica das ruas completas

Diante da atual pandemia de Covid-19, o pesquisador, que atualmente é professor visitante na Pennsylvania State University, trabalha com o desenvolvimento de projetos para determinar os impactos dos espaços urbanos no contágio do vírus. “Aqui nos EUA, percebemos que cidades que têm mais densidade demográfica, ou seja, em que as pessoas caminham mais e vivem com mais indivíduos em suas casas, tendem a ter um nível maior de espalhamento da doença, quando comparado a cidades menos compactas e em que as pessoas andam de automóvel”.

Sendo assim, diante da atual perspectiva global, ele considera que um novo desenho das cidades também deve considerar essas questões. Com a compreensão do impacto epidemiológico nas diferentes configurações urbanas, os gestores públicos estarão mais bem equipados tecnicamente, sendo algo que pode incentivar melhores intervenções específicas não farmacológicas para composições urbanas definidas.

Informações sobre o evento “Reimaginar o desenho das cidades – o papel das ruas completas”, promovido pela WRI Brasil

O evento ocorre nesta quinta-feira, 05 de agosto, às 16h e conta com Luis Antonio Lindau, Gilberto Perre, Paulo Roberto Guimarães Júnior, Eveline Trevisan e Paula Manoela dos Santos, sendo moderado por Guilherme Monacelli Cipullo. As inscrições podem ser feitas no site da WRI Brasil e são de graça.