Com objetivo de difundir e promover o conhecimento matemático, alunos de graduação e pós-graduação do curso de Matemática organizam a segunda edição do Congresso de Matemática Acadêmica e Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora (Comap/UFJF). O evento gratuito ocorrerá entre 20 e 24 de setembro, e garante certificado. As palestras e mesas-redondas serão transmitidas pelo canal do Comap no Youtube.

Confira a programação da segunda edição do Comap

As inscrições têm início nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, e vão até 17 de setembro. Estudantes e funcionários do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF devem fazer suas inscrições pela plataforma Integra, já os interessados que sejam externos ao ICE devem realizar a inscrição pelo formulário disponibilizado no site oficial do evento. Serão disponibilizadas 250 vagas para os minicursos na plataforma Google Meet e o link de acesso será enviado para o e-mail dos inscritos.

A programação foi montada para agregar interesses de discentes da graduação e da  pós-graduação, e também os profissionais da área.“Os temas foram escolhidos de forma a abarcar conteúdos complementares à formação da graduação e que servissem concomitantemente aos interesses dos estudantes de pós-graduação e profissionais da área. Teremos palestras sobre modelagem matemática da dinâmica da Covid-19; sobre viagem do tempo; centenário do Educador Paulo Freire. Não obstante discutiremos o papel da mulher na ciência e quais as perspectivas diante o cenário que estamos vivendo político, econômico e social, dentre outros assuntos,” explica o  bacharelando em Matemática e presidente da comissão organizadora da Comap, Walter César da Silva Pires.

Pires também destaca a importância do evento para difundir e promover a Matemática dentro da sociedade. “O II Congresso de Matemática Acadêmica e Profissional da UFJF é importante pois, além de ser um evento organizado por alunos, assim desenvolvendo a capacidade de organizar eventos científicos-tecnológico, pretende difundir e promover a Matemática e a Educação Matemática à sociedade, fazendo assim com que todos tenham acesso às pesquisas, aos estudos e às reflexões realizadas dentro da Universidade.”

O Comap

O Congresso de Matemática Acadêmica e Profissional (Comap) é uma iniciativa de alunos da graduação e da pós-graduação do curso de Matemática da UFJF, e conta com apoio de um comitê científico formado por professores do Departamento de Matemática da UFJF. A primeira edição ocorreu em 2020, em formato remoto devido à pandemia de Covid-19, e obteve grande sucesso, chegando a atingir pessoas de outros países. Com as excelentes respostas da primeira edição, foi proposto a realização da segunda este ano. 

“Em sua primeira edição, realizada de forma remota, tivemos a possibilidade de alcançar pessoas de diversas regiões do Brasil e algumas da América Latina. Com o aparecimento do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a comunidade acadêmica necessita debater os impactos dessa pandemia nas instituições públicas, tanto no ensino, quanto na pesquisa, e o Comap veio especialmente contribuir para essas discussões dentro do Departamento de Matemática  Esperamos que a iniciativa atual motive os(as) discentes do curso de Matemática da UFJF a promoverem novas edições do evento, consolidando, dessa forma, nossa preocupação com ensino, pesquisa e extensão enquanto classe estudantil,” conclui Pires. 

Outras informações: Comap – E-mail do Comap – Instagram do Comap