O Restaurante Universitário (RU-Centro) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tornou-se o mais novo ponto de vacinação contra a Influenza (Vacina da Gripe). No local, os imunobiológicos serão aplicados para pessoas acima de 10 anos. A iniciativa, já realizada nesta quarta-feira, 28 de julho , vai se repetir na segunda-feira, 2, e na próxima quarta-feira, 4 de agosto, das 13h às 17h. A ação é fruto de uma parceria entre a UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O imunizante oferecido é o trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem apresentar documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Como a campanha contra o Influenza está ocorrendo paralela à campanha de combate à Covid-19, é importante que quem foi vacinado contra a covid apresente o cartão no momento de receber a vacina contra a Influenza.

Vale destacar que é preciso um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação de uma e de outra vacina. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber o imunizante.

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores; estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas unidades básicas de Saúde (UBSs); técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh); e residentes em Enfermagem.

A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores das faculdades de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia da UFJF. Participam, também, residentes das áreas de Farmácia; Fisioterapia; Enfermagem; Serviço Social; Odontologia; Economia; e Administração; e trabalhadores da Cossbe e do HU. A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf