Evento acontece no dia 4 de agosto, com transmissão via Youtube (Foto: Pixabay)

A história política do skate, da sua proibição em 1988 até sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, é tema de evento do Laboratório de História Política e Social (Lahps) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade acontece no próximo dia 4 de agosto, às 16h, no canal do Lahps no Youtube, e os interessados podem se inscrever de forma gratuita no site Even3.

O convidado é o professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Leonardo Brandão. O docente é autor de várias produções ligadas à história do skate no Brasil, como o livro “Para além do esporte: uma história do skate no Brasil”.

No último fim de semana, o Brasil conquistou duas medalhas de prata na modalidade Skate Street nas Olimpíadas de Tóquio. Conquistadas pelos atletas Kelvin Hoefler, na categoria masculina, e Rayssa Leal, de apenas 13 anos, na feminina, a vitória nas pistas trouxe uma grande visibilidade para o esporte, que já foi proibido em algumas cidades do país. Brandão reforça a importância de conhecer a história política do skate no momento em que o esporte volta aos holofotes.

“Esta atividade, hoje celebrada nas Olimpíadas, apresenta um passado envolto a proibições por todo o território nacional. A mais conhecida foi decretada pelo então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, em 1988. Mas foi vetada também em várias outras cidades, como Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), por quase dez anos.”

A inclusão do skate como esporte olímpico e a vitória do Brasil na modalidade podem não só trazer reconhecimento da prática como esporte, mas levar ao aumento do número de mulheres skatistas. “O impacto da entrada do skate nas Olimpíadas pode levar a um aumento de políticas públicas em prol de seu desenvolvimento, como a inauguração de pistas públicas de skate. E, também, o aumento de sua visibilidade nos meios de comunicação e, sobretudo, em função da vitória da Rayssa Leal em Tóquio, uma participação maior das mulheres nesta atividade”, ressalta.

O palestrante
Leonardo Brandão é professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), sendo vinculado ao Departamento de História e Geografia e ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). É doutor em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIEL/UFMG). Atua nas áreas de Desenvolvimento Regional (com ênfase em pesquisas sobre cidade, comunicação e lazer) e de História Contemporânea, sobretudo, com pesquisas sobre o século XX e em temas relacionados à história urbana, do esporte e da juventude.

Como autor, destaca-se por suas produções ligadas à história do skate no Brasil, tendo livros, capítulos de livros e vários artigos acadêmicos sobre o tema, como a obra “Para além do esporte: uma história do skate no Brasil”. Escreve ainda para o blog História(s) do Sport, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e para a revista “CemporcentoSkate”.

Laboratório de História Política e Social da UFJF