Estão abertas as inscrições para o “V Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação”, “VI Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso” e “II Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos”. O evento conjugado, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, concede um espaço de discussão, reflexão, aprofundamento epistêmico e praxiológico, divulgação e circulação de pesquisas na área dos estudos sobre linguagem e sociedade. 

Tendo como subtítulo “Da conscientização à práxis: sulear saberes para uma outra educação, linguagem e transculturalidade”, o objetivo do evento é reunir acadêmicos para apresentar pesquisas em atividades distribuídas ao longo de três dias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link até o próximo dia 2 de agosto, para aqueles que apresentarão trabalhos e, até 20 de setembro, para ouvintes. A carga horária total é de 30 horas, com emissão de certificado.

A conferência acontece, de modo virtual, no canal da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) no Youtube e em salas virtuais de interação em plataformas gratuitas. A programação conta com seis mesas compostas por professores e doutores filiados ao Grupo de Trabalho “Transculturalidade, Linguagem e Educação” da Associação Nacional de Pós-graduação em Literatura e Linguística (Anpoll), além de sessões de apresentação de trabalhos submetidos, em especial por professores e estudantes de pós-graduação. 

O evento é aberto ao público, com vistas à maior circulação de estudos, pesquisas e projetos de ensino e extensão relacionados à temática da conferência e para intensa troca de experiências. A participação do professorado da Educação Básica da rede pública é incentivada.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vice-coordenador do Grupo de Trabalho, Alexandre Cadilhe, ressalta que a Universidade sediará pela primeira vez o simpósio “Transculturalidade, Linguagem e Educação” que celebra, além dos 20 anos do Grupo, o centenário de Paulo Freire. 

“Ao longo desses três dias reuniremos pesquisadores de todo o Brasil ligados à Anpoll e que desenvolvem pesquisas no campo da educação linguística, da formação de professores em uma perspectiva crítica e compromissada com a justiça social”, explica Cadilhe.

A iniciativa interinstitucional é promovida pelo Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação em Literatura e Linguística (Anpoll) “Transculturalidade, Linguagem e Educação”, e pelos Grupos de Pesquisa, “O Corpo e a Imagem no Discurso” (CID) e “Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos” (Laedh). 

Outras informações: Evento V Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação; VI Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso e II Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos