Ex-docente do Departamento de História deixa legado acadêmico e afetivo para a Universidade e a cidade de Juiz de Fora (Foto: Arquivo UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa e lamenta, com pesar, o falecimento da professora Vanda Arantes do Vale, aposentada pelo Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (ICH). 

Graduada em História em 1971, Vanda lecionou em escolas públicas e privadas até 1978, quando ingressou como professora substituta na UFJF. De 1981 até 2016,  atuou como docente efetiva do Departamento de História. Mesmo aposentada, continuou ativa, lecionando em cursos esporádicos, participando de seminários e eventos diversos, sempre marcando seus alunos, amigos e todos com quem convivia com sua elegância, personalidade e sensibilidade. 

O diretor do ICH, professor Robert Daibert Júnior, lamentou profundamente a morte da professora, enaltecendo sua grandeza humana. “Acima de tudo, para além da sua contribuição na área do Ensino, da Pesquisa, Cultura e militância, Vanda também era um ser humano maravilhoso, uma pessoa sensível, dedicada ao trabalho, elegante, responsável, séria, compromissada com a História, com a Universidade, com as causas sociais.”

Vanda é autora de uma dissertação de mestrado sobre pintura no Museu Mariano Procópio e atuou como docente na área de História da Arte nos cursos de Arquitetura, Arte, Filosofia e História da Universidade. Participou da fundação da Revista Locus, atuando também como editora do periódico. Sua colaboração na elaboração e correção das provas de vestibular e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) também marcaram sua carreira, além de sua militância em favor da justiça social, da democracia e da cultura em Juiz de Fora. 

A professora aposentada da Faculdade de Letras da UFJF, Ilma Salgado, faz questão de destacar o legado acadêmico e afetivo de uma de suas melhores amigas. “A Vanda era uma enciclopédia ambulante; então tudo o que a gente precisava de conhecimento ela tinha para passar. Acima de tudo, sempre teve a disponibilidade de querer ver os amigos e seus alunos crescerem. Grande Vanda, grande perda.”. 

A professora foi homenageada na segunda edição do periódico “Fala ICH!”, por meio de um artigo em que ela própria conta um pouco de sua história de vida e de sua atuação no Instituto.