O pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Vinícius Baptista da Silva, ministrou uma conferência integrada à programação da 73ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta sexta-feira, 23. Com coordenação do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, o evento virtual discutiu a importância da defesa das ações afirmativas nos cursos de pós-graduação.

Silva frisou a relevância da luta a favor dessas ações. “Desde as primeiras experiências de cotas na graduação, em 2002, até a Lei Federal de 2012, não houve muitas diferenças no aumento de estudantes negros nos cursos de pós-graduação e no corpo docente das universidades”. Oliveira enfatiza que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê elevar o número de doutores e mestres na docência. “É fundamental lembrar que nesse processo de ampliação, a população negra, e outros grupos minoritários, deve ter uma presença bastante representativa”. A luta é para que a presença dessas classes nos cursos de doutorado e mestrado seja comum e não esporádica.

“Temos travado lutas em todos os espaços, dentro do Congresso Nacional, para defender a ciência, a tecnologia e o sistema orientado por politicas de equidade. A alternativa que possuímos neste momento é defender ao máximo a causa e construindo ações, como a promoção de conferências temáticas de igualdade racial. É a ideia de reconstrução de um país em direção à democracia e às politicas sociais. Devemos continuar lutando para diminuir as perdas diante desse desmonte e, ao mesmo tempo, conseguir vitórias no campo de politicas afirmativas”, enfatizou Silva.