Em atuação desde 1995, a banda Muamba é destaque desta edição virtual da SBPC Cultural na terça-feira, 20, com o vídeo de um show especial apresentado pelo grupo no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), um dos equipamentos culturais da Pró-reitoria de Cultura da UFJF.

Conhecida por abraçar diferentes gêneros musicais – do reggae ao rock, do pop ao ska –, Muamba alcançou projeção nacional em 1997, ao emplacar a música Pega Leve na trilha do seriado Malhação, da Rede Globo. O hit foi um sucesso do primeiro CD gravado pela banda, sob a direção do produtor musical Rick Bonadio, e lançado naquele ano pela gravadora Virgin.

A partir desse sucesso, logo vieram novos álbuns, projetos em EP, apresentações em programas televisivos e uma agenda lotada de shows nacionais e até internacionais. Em 2018, a banda retornou com mais um single, Vou desligar, e interpretou a primeira versão autorizada por Roberto Carlos da canção Lady Laura. Atualmente Muamba é formada pelo vocalista Eminho e os músicos Xerem (guitarra), Grillo (baixo) e Lucas (bateria).

O show no MAMM foi gravado no segundo semestre de 2020, sem a presença de público e com todos os cuidados de distanciamento social, para publicação do vídeo nas plataformas sociais do Museu. Seria a retomada do projeto Musicamamm, em momento no qual Juiz de Fora entrava em faixa mais flexível do programa Minas Consciente. O agravamento do cenário algum tempo depois, porém, acabou por interromper a retomada.

A apresentação na SBPC Cultural é mais uma oportunidade de o público conhecer a sonoridade única da banda, fruto de sua mistura de estilos musicais, e conferir sua performance de muita energia e descontração. As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).

Confira a programação completa da Reunião Anual da SBPC pelo hotsite SBPC na UFJF ou pelo site oficial da SBPC.