O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza no sábado, dia 17, às 10h, um duplo lançamento com transmissão pelo seu canal no Youtube. Trata-se do CD “Corda Tênue”, novo trabalho de música instrumental do compositor Alexandre Moraes, e do livro-poema “A menina O tempo O mundo”, da escritora Cunda. As obras foram realizadas contando com parcerias, como a de Vítor Caffaro, que introduzem em ambas um diálogo com as artes visuais, incorporando as possíveis narrativas sugeridas tanto pela poética escrita quanto pelo instrumental.

Os trabalhos podem ser lidos, vistos, escutados e tateados, sendo que esses dois empreendimentos se encontram na proposta de harmonizar seus elementos artísticos. O álbum reúne oito faixas instrumentais em que Caffaro toca sanfona, além de harmonizar com a ilustração de Thais Gil e os bordados de Gabriela Machado. A ideia do álbum veio a partir do edital da Lei Aldir Blanc MG, responsável pelo patrocínio. As músicas já estavam prontas e vinham sendo trabalhadas ao longo dos últimos anos à espera de uma oportunidade.

Em julho de 2020, em meio à pandemia, surgiu o edital do prêmio Arte Salva. Moraes e Gabriela propuseram a criação de dois vídeos aproximando o instrumental do bordado livre. As músicas escolhidas foram “Valsa de Sangue” e “Gabriela”. A primeira conta a última noite de amor entre Lampião e Maria Bonita. A segunda passeia pelo universo feminino, influenciado pelos últimos trabalhos de Gabriela como artesã. Assim, cada exemplar do álbum leva junto um pequeno bordado, que traz rastros das narrativas que as composições sugerem.

E para criar um objeto mais plural, o CD é envolto em couro, com ilustração de Thais Gil apresentando o universo ao qual se pretende adentrar. “Logo depois de aberto, sugere-se uma experiência sensorial de tato e visão, ao manusear o bordado. Por fim, chega-se a uma carta que traz a música e retoma a produção final de sentido entre as artes”, explicam os autores do projeto.

“Corda Tênue” é visto por seus criadores como um convite para ouvir, ver e produzir narrativas: “Uma obra que quer afirmar a interdependência das linguagens artísticas, borrando fronteiras e ampliando possibilidades de produção de sentido. Um trabalho em que a narrativa não está nas palavras, que quase nos falta neste momento, mas na conversa entre as artes e os artistas que a compõem”, observam.

Parceiros na vida e na arte

“Corda Tênue” tem Alexandre Moraes e Vitor Caffaro como compositores; Giancarlo Borba na gravação e edição; Tiago Andrioli na mixagem e masterização; e Alexandre Moraes como produtor musical. A arte visual leva a assinatura de Thaís Gil; o design gráfico é de Letícia Isiara; o bordado livre e a produção executiva são de Gabriela Machado. O livro-poema “A menina O tempo O mundo” tem autoria de Cunda, ilustração de Vitor Caffaro, músicas de Alexandre Moraes e Caffaro, além de interpretação a cargo de Analice.