Uma irmã mais velha que tem que lidar com a dualidade de cuidar de seus dois irmãos mais novos e a vontade de se divertir como uma criança. Esta é a narrativa central do curta-metragem de animação “Entre azuis”, criado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e lançado no início de julho.

Dirigido e animado pela aluna de Cinema do Instituto de Artes e Design (IAD), Kamila Weber, a “história tipicamente brasileira” teve o relato de sua tia Marina como inspiração. “Quando criança, minha tia cuidou da maioria dos irmãos, que no total eram nove. Os mais velhos ficavam responsáveis por cuidar dos mais novos, e conforme os irmãos iam nascendo, esse ‘bastão’ ia sendo passado de um para o outro. Na vez da minha tia Marina segurar esse ‘bastão’, ficou responsável por tomar conta da minha tia Marta, que tinha paralisia infantil, e também de meu pai e um dos meus tios, que eram crianças bem pirracentas (risos). Sendo uma ótima contadora de histórias, minha tia me contou relatos dessa época em que ela, uma criança, tinha que cuidar de seus irmãos mais novos. Foi daí que veio a inspiração para o curta.”

Kamila explica que o filme começou no Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal, quando realizou intercâmbio pela UFJF. Porém, só com os auxílios da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), do Governo federal e do Politécnico de Portalegre, conseguiu finalizar a história. “Nessa faculdade especializada em animação que estava, foi proposta a atividade de fazer um curta. Junto do Guilherme Barbosa, um outro brasileiro que estava lá, que animou parte do curta, comecei a fazer a atividade. Acabei dando o azar de pegar o início da pandemia ainda durante o intercâmbio, o que contribuiu bastante para não conseguir finalizar o projeto. Quando voltei ao Brasil, tinha a vontade de continuar animando a história, até por ter me apegado a ela, mas, por diversas questões, não conseguia voltar e concluí-la. Quando consegui o edital da Lei Aldir Blanc, juntei uma equipe e finalmente finalizei o curta.” 

Dentre os membros da equipe, estão a aluna de cinema pela UFJF, responsável pela edição e montagem, Duda Soares; as estudantes do IAD, Ana Gimenes, e a aluna de História pela UFJF, Nitay Krishna, responsáveis pela coloração da obra; o discente do curso de Licenciatura em Artes Giuliano Pietro, responsável pelas ilustrações. Fizeram parte da equipe também Guilherme Barbosa, que animou parte da história, o sonoplasta Tomás Almeida, e o responsável pelo marketing do curta-metragem, Eduardo Novaes.  

“Entre azuis” ainda não foi apresentado em festivais, mas é intenção da equipe apresentá-lo no Festival Primeiro Plano, de Juiz de Fora, em 2022. Para saber mais sobre outros trabalhos da animadora, acesse suas redes sociais