Patrícia Cristina está indecisa sobre qual curso escolher (Foto: Pedro Hiago)

Adiada por duas vezes em razão do cenário epidemiológico decorrente da pandemia de Covid-19, a aplicação do Módulo I do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora teve início neste sábado, 10, em cinco munícipios.

Em Governador Valadares, dez instituições de ensino abriram as portas para receber os 2.048 participantes do vestibular seriado. No primeiro dia de avaliação, os candidatos responderam questões sobre Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química.

Após muita espera e expectativa, os novatos não esconderam a ansiedade em participar pela primeira vez do Pism. “Se tiver câmera nos corredores vocês vão ver eu treinando a respiração. Eu estava muito ansiosa”, destacou a candidata valadarense Patrícia Cristina, de 16 anos.

Guilherme Gonçalves pretende fazer Engenharia Civil (Foto: Pedro Hiago)

Interessado em concorrer a uma vaga no curso de Engenharia Civil, o candidato valadarense Guilherme Gonçalves, 16 anos, relatou algumas consequências da ansiedade. “Eu ficava só pensando na prova, ansioso para saber se iria bem ou não. Para amanhã, além de estar mais tranquilo, eu vou trazer algo para comer pois fiquei só a fome”.

Outros candidatos também traçam novas alternativas para o segundo dia de prova. É o caso da Bianca Oliveira, 16 anos, da cidade de Raul Soares. “A prova hoje foi um pouco difícil, mas amanhã eu pretendo começar pelas questões abertas porque aí o desespero já passa”.

Para o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, é natural o sentimento de ansiedade entre os estudantes do Módulo I, uma vez que tudo é novidade. “Por exemplo, hoje realizamos os exames do módulo I – para alunos do primeiro ano – o que faz com que tudo seja novidade para esses estudantes. É o primeiro contato com as avaliações e pode haver muita ansiedade, pois ainda são muito novos. Diante desse cenário, indicamos que confiem na preparação que tiveram e mantenham atenção, foco e concentração durante as avaliações.”

Pais na torcida pelos filhos

A ansiedade também era um sentimento presente em muitos pais que acompanharam os filhos nos locais de prova. O cansaço decorrente das horas de espera, só não era maior que a expectativa de poder ver os filhos ingressarem na UFJF-GV. É o caso de Meirivaldo Loures que viajou 120 km entre Caratinga e Governador Valadares para acompanhar a filha Rafaela Loures no Pism. “É importante que minha filha tenha vindo participar do Pism porque já começa a ter a consciência, a responsabilidade em buscar um caminho melhor. E essa possibilidade de vestibular seriado proporciona uma recuperação caso ela não vá bem na prova. Então é até uma forma de amadurecimento, inclusive psicológico, e eu espero que ela tenha muito sucesso.”

Com uma filha já matriculada na UFJF, a professora Eliane Souza viajou 168 km entre Aimorés e Governador Valadares para acompanhar a segunda filha no Pism. “Bate aquele aperto no peito, mas é por uma boa causa ver as duas filhas estudando em uma universidade federal de grande nome”, afirmou a mãe de Ester Salomão, candidata a uma vaga no curso de Direito da UFJF; e de Sara Salomão, discente do curso de Medicina da UFJF.

Segundo dia de provas

Neste domingo, 11, todos os candidatos retornam aos locais de prova para o segundo dia de provas do módulo I. Serão cobradas as competências de Literaturas, Biologia, Física e História. O gabarito das provas dos dois dias será divulgado a partir das 18h deste domingo, 11, no site da Copese.