Conferência de documentos e protocolos de biossegurança serão observados (Foto: Luiz Eduardo/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra neste final de semana, nos dias 10 e 11 de julho, as avaliações do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As provas do módulo I serão realizadas por cerca de 14.200 estudantes em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. 

Pela primeira vez, devido à pandemia de Covid-19, o Pism precisou ter seus módulos aplicados em datas diferentes, reduzindo o volume de candidatos circulando pelas cidades. As provas também precisaram ser adiadas por duas vezes, considerando o cenário epidemiológico, e adotados protocolos de biossegurança. 

Os candidatos responderão questões objetivas e discursivas de igual forma e teor, totalizando 120 pontos. No sábado, 10, serão abordados os conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, 11, serão cobradas as competências de Literaturas, Biologia, Física e História.

Os estudantes devem lembrar que as provas acontecem das 13h às 17h30 e, depois do início de aplicação dos exames, devem permanecer nas salas por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Ao término das avaliações, é permitido ao candidato levar o Caderno de Provas. Já o Cartão Resposta deve ser entregue para o fiscal, sendo preenchido por caneta preta ou azul, de corpo transparente, sem rasuras.

Para além dos conteúdos programáticos, o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, chama a atenção para outras orientações do edital. “Todos os itens relacionados à biossegurança serão cobrados dos candidatos. Importante destacar que todos devem estar atentos ao que pode trazer e portar durante as provas do Pism. Além disso, reiteramos a necessidade de candidatos chegarem um pouco mais cedo aos locais de prova e de não promoverem aglomerações no entorno.”

Entre os principais itens exigidos estão: máscara em tecido, cirúrgica ou modelos do tipo N95 e PFF2 e documento oficial de identificação com foto. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas. Veja mais em: Pode ou não pode? Confira principais regras para o Pism I 

Preparativos

Aos 16 anos, Emilie Pereira de Oliveira irá prestar os exames do módulo I na Escola Estadual José Freire, no bairro Industrial. Sobre a realização das provas, espera conseguir alcançar notas acima da média para ser aprovada em Odontologia ao final dos três módulos. “Comecei a estudar em outubro de 2020 e fui até março de 2021. Com o adiamento do exame, fiquei dois meses sem revisar nada e só voltei a estudar quando saiu a data da prova.” Em relação aos protocolos de biossegurança, a estudante está consciente sobre sua responsabilidade e espera que tudo corra bem. “O único lugar que estamos realmente protegidos é dentro da nossa casa, mas os protocolos estão bem organizados, então me sinto mais confortável”, comenta Emilie.

Locais de prova

É importante que os inscritos confiram e conheçam os locais de prova em que foram alocados. A informação encontra-se disponível no comprovante definitivo de inscrição. A orientação é que o candidato chegue, pelo menos, trinta minutos antes do fechamento dos portões, certificando-se com antecedência sobre o melhor trajeto e considerando possíveis imprevistos.

Para evitar aglomerações, os portões dos locais de exames estarão abertos a partir das 11h30.  Familiares e colegas não devem ficar reunidos na entrada das escolas. No campus, não há estacionamento para carros, somente ponto de embarque e desembarque de passageiros. Saiba mais. 

A UFJF irá disponibilizar uma equipe de cem integrantes para auxiliar os candidatos do Pism no final de semana. Distribuída pelos locais de prova em Juiz de Fora, dentro e fora do campus universitário, a equipe de Receptivo estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

Recursos e gabarito

Os recursos concernentes às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova deverão ser protocolados pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento, no Prédio da Reitoria, ou enviados por e-mail para vestibular@ufjf.edu.br ,das 09h às 16h, no dia 12 de julho.

O recurso será interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) e somente será analisado se constar as respectivas razões, específicas para cada questão contestada ou gabarito contestado. O resultado dos recursos e o gabarito oficial estão previstos para serem divulgados no dia 26 de agosto, no site da Copese. As notas das provas serão divulgadas no dia 22 de setembro. 

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br     – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF