Estão abertas as pré-inscrições para o curso de extensão Construindo Cidades Resilientes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciativa vinculada ao Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A capacitação, gratuita, tem como objetivo apresentar uma introdução à Iniciativa: Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030) e promover estudo e aplicação de ferramentas disponibilizadas pelo UNDRR da ONU. Além disso, o curso busca qualificar os gestores públicos para desenvolverem o plano local de resiliência.

Desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), o curso oferta 60 vagas destinadas a militares do Corpo de Bombeiros, servidores públicos atuantes nas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, ou nas áreas de planejamento, meio ambiente, saúde e extensivo a servidores públicos ou profissionais interessados na temática.

A participação da UFJF no projeto se iniciou na “Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!”, que esteve vigente de 2010 a 2020. Ano passado, uma equipe da Universidade coordenou a aplicação da Ferramenta (Scorecard) de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar – em Juiz de Fora em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (3° COB) e Defesa Civil do município.

Segundo a coordenadora do curso, professora Gislaine dos Santos, com uma nova versão, a UNDRR lançou no final de 2020 a incitativa “Construindo Cidades Resilientes “e a UFJF passou a integrar a iniciativa visando contribuir com a tradução de ferramentas e materiais disponibilizados para os municípios que aderirem à MCR 2030. “Acredito que a disponibilização pela UNDRR de versões das ferramentas em português, elaboradas pela equipe da Universidade, possa impulsionar os municípios no que tange o interesse de conhecer as metodologias propostas pela Iniciativa e agora, com o curso, viabilizar a divulgação e conhecimento prático para os gestores desenvolverem suas estratégias locais em prol da melhoria de sua capacidade resiliente a desastres.”

Redução de riscos

O consultor do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres da ONU, Clément da Cruz, afirmou que o curso de extensão contribui diretamente para os objetivos estratégicos da MCR 2030, que é melhorar a compreensão das cidades sobre as ameaças e garantir seu compromisso com a redução do risco de desastres locais e, também, fortalecer a capacidade das cidades em desenvolver planos locais para aumentar a resiliência. “A MCR 2030 tem interesse em colaborar com todas as universidades brasileiras e latino-americanas proativas na compreensão do risco urbano e no apoio dos governos locais com suas políticas de resiliência a desastres.”

Nos momentos assíncronos, que acontecem por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, administrado pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, serão disponibilizados e trabalhados diversas publicações da UNDRR, nos quais será apresentada a iniciativa MCR 2030 e as suas ferramentas disponibilizadas. Já os momentos síncronos, por meio dos encontros virtuais, têm o objetivo de trazer um caráter mais prático ao curso, para aplicação das ferramentas.

“A atividade prática possibilita o diálogo e uma grande integração entre participantes por meio de metodologias participativas de aprendizagem, além de uma rica troca de experiências”, ressalta Gislaine. O curso conta com professores da UFJF – de áreas como Engenharia Civil, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Fisioterapia e Geografia.

As pré-inscrições acontecem até o dia 19 de julho e serão confirmadas mediante atendimento dos critérios: vínculo institucional, disponibilidade, infraestrutura e motivação. Já o critério para desempate será a ordem de inscrição. A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail informado no formulário de pré-inscrições com as orientações até dia 28 de julho de 2021.

Clique aqui para fazer a sua pré-inscrição

Saiba mais no site Construindo Cidades Resilientes

Outras informações: (32) 2102-3487 (Cead/UFJF)

Cead no Facebook