A tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional (PGMC) da UFJF pelo pesquisador, Johnny Moreira Gomes, foi contemplada com uma menção honrosa no prêmio Odelar Leite Linhares.  A pesquisa desenvolveu modelo matemático para descrever de forma precisa arritmias cardíacas fatais, tais como a fibrilação ventricular.

A premiação é realizada pelo Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional e concedida para as melhores teses de mestrado e doutorado na área, sendo uma distinção muito importante e concorrida. O título é inédito para a UFJF e posiciona o PGMC como um centro de excelência nesta área interdisciplinar no Brasil.

Gomes destaca a satisfação pela premiação. “Essa é a primeira vez que uma universidade mineira é agraciada com este título. Foi um trabalho que começou a ser pensado antes de começar o doutorado, além de ser uma parceria única com o grupo do Rochester Institute of Technology e a pesquisadora Elizabeth Cherry, responsável por publicações em revistas de alto impacto, como a Nature”, comemora.

De acordo com o pesquisador, o objetivo principal da tese foi desenvolver uma técnica para reproduzir um fenômeno conhecido por Alternans, nos mais diversos modelos cardíacos computacionais. “Alguns estudos demonstram que este fenômeno é frequentemente responsável pela degeneração de taquicardias em fibrilação atrial ou ventricular”, condições que podem levar à morte súbita de um paciente, por exemplo.

Por meio do uso de equações diferenciais com atraso, a pesquisa de Gomes conseguiu desenvolver um método capaz de induzir e suprimir o fenômeno da Alternans nestes modelos. Ele destaca que seu trabalho pode permitir que novos estudos se apropriem dessa técnica, e possam explorar melhor outras condições associadas ao fenômeno.

A tese “Using delay differential equations in models of cardiac electrophysiology” (Utilizando Equações Diferenciais com Atraso em Modelos de Eletrofisiologia Cardíaca) foi orientada por Rodrigo Weber, professor do programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e coorientada por Elizabeth Cherry, professora associada ao Georgia Institute of Technology e Marcelo Lobosco, professor e pesquisador da área de biologia matemática na UFJF.

 Weber, que acompanha Gomes desde sua iniciação científica, destaca a qualidade da pesquisa de seu orientando. “O doutorado dele incluiu todos os ingredientes indispensáveis para a conclusão de uma tese de excelência: obteve máximo conceito em todas as disciplinas cursadas, fez sanduíche no exterior (EUA), apresentou seus trabalhos em eventos nacionais e internacionais, submeteu quatro artigos a periódicos internacionais de alto impacto, dos quais três foram publicados antes de sua defesa e o quarto em 2020, escreveu e defendeu sua tese em Inglês frente a uma banca formada por especialistas de diferentes áreas da matemática aplicada e computacional.”