O livro “Perfume, moda e cultura: estudos reunidos” aborda assuntos ainda pouco presentes na bibliografia nacional. Organizado pelos docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Isabela Monken – do Bacharelado em Moda do Instituto de Artes e Design (IAD) – e Frederico Braida – da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac) -, foi lançado recentemente em formato digital e gratuito no site da UFJF Editora

Segundo a professora, o Brasil está entre os países que mais consome perfumes e cosméticos no mundo, participando de forma fundamental para a manutenção do sistema da moda internacional no âmbito das grandes marcas. Isabela acrescenta, ainda, que “muitas das nossas decisões diárias são baseadas em vivências olfativas”, porém, apesar dessa importância, “o olfato ainda é um dos sentidos pouco conhecidos pela ciência, e a produção acadêmica sobre arte, moda e design é eminentemente visual”, o que faz levantar a pergunta: “por que seria a Moda o império da visão?”

Assim, com objetivo de contribuir para debates e pesquisas sobre a cultura do perfume e suas interfaces interdisciplinares, o e-book é “um convite ao despertar dos sentidos, pela ênfase aromática do perfume, que aciona outros campos como o marketing, o design, a publicidade, a moda, a filosofia, entre outros”.

A obra contém 17 artigos assinados por pesquisadores do grupo de pesquisa Interfaces da Moda: Saberes e Discursos, por profissionais egressos da UFJF e também de outras instituições, como a Universidade de São Paulo (USP). O prefácio é do pesquisador de indumentária, moda e trajes de cena, Fausto Viana, e o  posfácio é do proprietário da Essenciale, rede de perfumarias de luxo, Antônio Nolasco.

Outras informações: UFJF Editora