Responsáveis pela conquista de quatro dos últimos dez prêmios de Melhor Filme no Oscar, os filmes inspirados em livros são muito aguardados por leitores ansiosos pelo resultado da adaptação ou até mesmo por aqueles que não tiveram a oportunidade de ler a obra, mas que desejam conhecê-la em formato de vídeo.

É exatamente esta relação entre literatura e cinema que o projeto Vamos Ler! do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) celebra em sua 19ª edição. Com o apoio de jovens escritores de Governador Valadares e região, as idealizadoras Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV; e Aline Costa, bibliotecária da UFJF-GV, realizaram uma intensa pesquisa sobre o tema e apresentaram o material no site do projeto.

“Convidamos os leitores para refletirem sobre a antiga e importante relação entre literatura e cinema. Destacamos alguns trechos de obras que se tornaram filmes e que fizeram muito sucesso, tanto no cenário nacional, quanto internacional. Nesta edição, contamos com o apoio de jovens escritores de Governador Valadares e região, como a Zana Ferreira e Ana Paula Cândido, que compartilharam conosco alguns trechos marcantes de filmes baseados em obras literárias. Neste caso, consideremos como obra os livros, os ensaios, os contos, entre outros”, destacou Flávia Carvalho.

Além das indicações de trechos e obras, o site apresenta uma entrevista com a doutora em Artes/Cinema, Erika Savernini, que aborda alguns mitos existentes neste cenário e discute sobre como a universidade pode aproveitar da relação entre literatura e cinema para ampliar a formação dos estudantes.

Erika comenta ainda o comum desapontamento de leitores com a adaptação de algumas obras para o cinema. “De forma geral, há a necessidade de uma educação audiovisual na formação escolar, desde o ensino fundamental. A concepção de fidelidade está muito relacionada a uma expectativa equivocada do público de que terá a mesma experiência ao assistir ao filme que teve ao ler o texto-fonte (o texto literário, teatral etc. a partir do qual o filme foi concebido), principalmente em relação a obras literárias muito reverenciadas. Uma compreensão básica das linguagens garantiria que o público entendesse o filme como uma nova obra, com as características da nova linguagem (audiovisual) e das formas de recepção distintas. Mesmo que haja uma intenção de fidelidade por parte de quem faz a adaptação, isso não é possível”, ressaltou Erika (leia a entrevista completa aqui).

Além do material disponível no site do projeto, seguidores das redes sociais da UFJF-GV terão acesso a uma série de enquetes sobre trechos de diferentes obras literárias que tornaram-se cenas de filmes. Acompanhe o instagram @ufjfcampusgv.