Candidatos podem optar entre fazer a prova impressa ou digital (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começam nesta quarta-feira, 30, e devem ser realizadas até o dia 14 de julho. O candidato deve acessar o site do Exame e optar entre fazer a prova impressa ou digital. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece vagas em cursos de  graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

Quando for realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos o Cadastro de Pessoas Física (CPF), Registro Geral (RG), endereço completo, e-mail e número de telefone válidos. É necessário realizar um cadastro no portal do Governo Federal, em que será obtido login e senha a ser utilizado sempre que necessário consultar alguma informação na Página do Participante. Também será solicitada a inclusão de uma foto atual do candidato para o procedimento de identificação nos dias de realização das provas. 

Os candidatos não isentos da taxa de inscrição devem, no fim do processo de inscrição, gerar, imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU). A taxa é de R$ 85, e pode ser paga em qualquer agência bancária até 19 de julho.

Digital e Impresso
Diferente do ano passado, as provas impressas e digitais serão aplicadas nas mesmas datas, 21 e 28 de novembro. A modalidade digital conta com 101.100 vagas disponíveis e só pode ser realizada por aqueles que já terminaram ou irão finalizar o ensino médio esse ano. Os municípios onde serão realizados a prova digital, assim como o número de vagas reservadas, podem ser consultados no edital do Exame

As modalidades detêm a mesma estrutura de avaliação. São aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa, realizada de forma impressa em ambas. O participante deve selecionar a língua estrangeira – inglês ou espanhol – durante o ato de inscrição. Se não ocorrer a seleção, o sistema obriga a realização da avaliação de língua inglesa.

Solicitações
O candidato que necessitar de algum atendimento específico deve fazer a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. O primeiro resultado da análise será informado no dia 23 de julho. Os candidatos que tiverem pedidos negados podem solicitar recursos de 26 a 30 de julho. O resultado final estará disponível no dia 4 de agosto.

Os pedidos de tratamento por nome social devem ser solicitados entre os dias 19 e 23 de julho, também na Página do Participante. O resultado será divulgado no dia 30 de julho. Caso o pedido seja negado, o período para pedidos de recursos ocorre entre os dias 2 a 6 de agosto. Os resultados finais serão divulgados no dia 11 de agosto.

Mais informações
Enem
Edital do Enem