Apesar do crescente número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Governador Valadares, os índices de casos e óbitos pela doença continuam em padrão elevado de estabilidade na cidade – sem a esperada redução nos números da doença. As informações foram divulgadas no 30º boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos, divulgado nesta semana. Segundo o estudo, “a situação ainda é preocupante, pois o desejado é que haja declínio de casos e óbitos, e não estabilização de casos em um nível elevado”.

O boletim destaca ainda os efeitos dessa estabilidade no gráfico do Número de reprodução efetivo (Rt): a cidade oscila entre momentos com o Rt abaixo de 1 e outros com o indicador acima de 1. “Essa flutuação do gráfico em torno do 1 é que retrata o efeito de estabilidade. Caso o Rt estivesse constantemente acima de 1, teríamos evidências de que os casos confirmados seguem aumentando, e, por outro lado, caso o Rt estivesse constantemente abaixo de 1, teríamos evidências de que os casos seguem em declínio”, aponta a pesquisa.

Gráfico do Número de Reprodução Efetivo em GV. (Fonte: JF Salvando Todos)

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Governador Valadares na última semana, a cidade apresenta elevados patamares de incidência, mortalidade e letalidade, sendo superiores aos de Minas Gerais e do Brasil. Em GV, a letalidade por território está em 4,4;  no Brasil, o índice é de 2,8, enquanto no estado a está em 2,6.

A tabela mostra que a mortalidade por Covid-19 em Minas Gerais é de 208,3 para cada 100 mil habitantes, pouco abaixo do valor de 238,3 observado no país. Em Governador Valadares, o índice de óbitos a cada 100 mil habitantes chega a 429,8. O material traz, também, a comparação entre os percentuais de recuperados: 94,5% em GV, enquanto no estado o índice mostra 92,1%, e no país chega a 90,5%.

Comparação de índices da Covid-19 entre Governador Valadares e as médias do estado e do país. (Fonte: Prefeitura de GV)

Conforme dados divulgados pela Prefeitura, até a última quinta (24), a cidade contabilizava 27.462 casos de Covid-19, com 1.222 óbitos pela doença. Os hospitais da rede pública registravam 74% de ocupação nos leitos de UTI Covid, enquanto na rede particular o índice chegou a 81%.

Vacinação

Receberam a primeira dose da vacina 78.420 pessoas; o número de imunizados com as duas doses é de 33.030, pouco mais de 11% da população, segundo dados do IBGE – o instituto indica uma população estimada de 281.046 pessoas na cidade.

Atualmente, estão sendo vacinadas pessoas a partir de 55 anos, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização. Entre os grupos prioritários já vacinados na cidade estão idosos, deficientes, pessoas com comorbidades, gestantes, profissionais da educação, entre outros. A vacinação teve início no dia 19 de janeiro deste ano.

A Covid no Brasil

Na semana em que o Brasil atingiu a marca de 500 mil mortos pelo novo coronavírus, a média móvel de óbitos voltou a subir, e chegou a 2.051 vidas perdidas no dia 21 de junho. Ainda segundo dados da plataforma JF Salvando Todos, o número seguia caindo entre o final de maio e início de junho, mas, desde o dia 6 deste mês, tem apresentado alta.

Atualmente, o país tem mais de 18 milhões de casos já confirmados de Covid-19, enquanto o número de recuperados passa de 16 milhões. A pesquisa destaca que a média móvel de casos confirmados também voltou a crescer, e atingiu 73.459 infectados no dia 21 de junho. Parte desse aumento se deve à diminuição dos níveis de isolamento da população: no dia 12 de junho, a porcentagem de pessoas em isolamento era de 6%, enquanto duas semanas atrás o índice chegava a 9%.

Para conferir o relatório completo, clique aqui.

Para acompanhar os boletins epidemiológicos da Prefeitura de Governador Valadares, acesse este link. Os arquivos são disponibilizados periodicamente na aba Boletins.