Provas aconteceram com números reduzido de candidatos por sala (Foto: Alexandre Dornelas)

Neste final de semana, nos dias 26 e 27 de junho, 12 mil estudantes prestam os exames do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Os candidatos devem estar preparados para os conteúdos programáticos cobrados pelo edital, além de seguir as orientações de biossegurança exigidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Confira o edital.

O módulo II do vestibular seriado possui dois Cadernos de Provas, um para cada dia, ambos contendo questões objetivas e discursivas de igual forma e teor para todos os candidatos, com o total de 120 pontos. No sábado, 26, serão abordadas questões objetivas e discursivas sobre Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, 27, serão cobradas as competências de Literaturas, Biologia, Física e História.

As provas acontecem das 13h às 17h30 e, depois do início de aplicação dos exames, os inscritos devem permanecer no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Ao término das avaliações, é permitido ao candidato levar o Caderno de Provas. Já o cartão resposta deve ser entregue para o fiscal, sendo preenchido por caneta preta ou azul, de corpo transparente.

O que os estudantes devem saber para realizar as provas?

Protocolos de biossegurança

Candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova para evitar aglomerações nos portões e entradas das salas (Foto: Pedro Hiago)

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a expectativa é que as provas do módulo II sejam realizadas de maneira tranquila, assim como as do módulo III do vestibular seriado. Ele ressalta que a Universidade continua com uma cobrança rigorosa em relação aos protocolos de segurança, tanto dos candidatos quanto de possíveis acompanhantes. A recomendação é que amigos e familiares não fiquem reunidos nos locais de prova. “Esperamos que todos os trabalhadores também sejam bastante criteriosos no cumprimento desses protocolos para a garantia da segurança e tranquilidade de todos os envolvidos nos exames.”

Assim como na aplicação das provas do módulo III do Pism, em razão do quadro epidemiológico que se instaura no país, os estudantes devem, obrigatoriamente, usar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior durante a realização dos exames. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. 

Cassiano também reforça que, mesmo o campus da UFJF sendo um espaço aberto, é preciso que as pessoas obedeçam os critérios de biossegurança, usando máscaras e mantendo o distanciamento social. “Caso venham praticar algum exercício físico no local, o que é normal aos fins de semana, é preciso também que se comprometam com os protocolos e que evitem aglomerações”, destaca o pró-reitor.

Como chegar ao campus da UFJF?

Expectativa estudantil

Entre os 12.001 estudantes inscritos no vestibular seriado, 7.255 prestam os exames em Juiz de Fora. Já os outros 4.746 estão distribuídos da seguinte forma: 1.535 fazem as provas em Muriaé, 1.329 em Petrópolis, 1.039 em Governador Valadares e 843 em Volta Redonda.

A estudante de 17 anos, Laysa Sobreira Freitas, vai prestar os exames na Escola Estadual Francisco Bernardino, no bairro Manoel Honório, em Juiz de Fora. “Fiz meus estudos em casa, com o apoio de videoaulas, dicas de estudo e também acompanhei revisionais que minha escola providenciou, mas ainda me sinto insegura, dado ao fato que ensino a distância é difícil de acompanhar”, aponta. Laysa também comenta sobre os protocolos de biossegurança. “Procurei e li sobre todas as regras. Estou totalmente preparada para tomar os devidos cuidados e espero que os outros também, para que não haja nenhum problema”, completa.

Locais de prova

Antes de prestar os exames, é importante que os inscritos confiram e conheçam os locais de prova em que foram alocados. A informação encontra-se disponível no comprovante definitivo de inscrição. A orientação é que o candidato visite o local de prova com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes dos portões se fecharem.

Para evitar aglomerações, os portões dos locais de exames estarão abertos às 11h30, sendo recomendado que os candidatos não estejam acompanhados por amigos e familiares durante a espera para o início das provas. Além disso, para os estudantes que farão as avaliações no campus da UFJF, não será permitido estacionar os veículos, ou seja, apenas será possível o embarque e desembarque do inscrito.

A UFJF irá disponibilizar uma equipe de cem integrantes para auxiliar os candidatos do Pism no final de semana. Distribuída pelos locais de prova em Juiz de Fora, dentro e fora do campus universitário, a equipe de Receptivo estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

Atenção aos documentos

Somente serão aceitos documentos oficiais de identificação que possuam foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer outra documentação, diferente das citadas, impossibilita a participação do estudante no Pism 2021. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Confira o edital do Pism.

Leia mais:

Pism II: O que os estudantes devem saber para realizar as provas?

Pism II: Como chegar ao campus da UFJF?

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br    – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF