Cerca de 12 mil estudantes se preparam para a realização das provas do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) que acontecem em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda nos dias 26 e 27 de junho, das 13h às 17h30. Para evitar imprevistos, o Portal da UFJF separou dicas importantes para que os candidatos se atentem às informações sobre os horários, documentos, locais de prova e os protocolos de biossegurança exigidos durante as avaliações. Confira o edital.

Os candidatos são alocados nas cidades em que escolheram quando fizeram as inscrições, dessa forma, é imprescindível que os candidatos tenham conhecimento do local onde devem prestar os exames. A informação está no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato. Veja outras informações indispensáveis abaixo.

Quais documentos devo apresentar para prestar os exames?

Somente serão aceitos como Documentos Oficiais de Identificação, aqueles que possuam foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer outra documentação, diferente das citadas, impossibilita a participação do estudante no Pism 2021. Além disso, é preciso destacar que não serão aceitos documentos digitais, cópias autenticadas, carteirinhas de estudante, de clubes ou qualquer outra documentação que não esteja presente no edital.

O documento de identificação com foto deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou a coordenação local possam conferi-lo durante toda a realização dos exames. 

Preciso usar as máscaras durante as provas?

Sim. É imprescindível que o estudante use máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do lugar da realização das avaliações. Aqueles que se recusarem, injustificadamente, a respeitar os protocolos serão eliminados do exame. A medida também é obrigatória para os aplicadores de provas e acompanhantes de mães que estiverem amamentando.

Também é exigido pelo edital que os estudantes tenham, no mínimo, uma máscara reserva, assim como um saco plástico para acondicionar a já usada. As outras proteções faciais reservas deverão estar em outro saco plástico e devem ser trocadas a cada três horas ou menos, caso ela fique úmida, suja ou molhada.

Caso algum candidato apresente desconforto de saúde durante a realização da prova, será encaminhado para outro ambiente que possibilite a conclusão do exame. 

A UFJF vai fornecer máscaras?

Não. A UFJF não distribuirá máscaras de nenhum tipo aos candidatos e não será permitido que o estudante entre no local de provas sem o uso das proteções faciais seguindo os protocolos exigidos pela Instituição e vigentes no edital do Pism. 

Quais máscaras devo usar?

As máscaras que devem ser usadas para a realização das provas do módulo II do Pism são as cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. 

Como devo me organizar para prestar os exames?

É importante chegar ao local dos exames com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. A recomendação é que o candidato procure conhecer o espaço antes do dia dos exames para evitar imprevistos e aglomerações. 

Além disso, os portões serão fechados às 13h em ponto e atrasos não são tolerados. O estudante que não comparecer nos dias, horários e locais apresentados no comprovante definitivo tem a inscrição cancelada. Também não haverá aplicação de segunda chamada.

Depois do início das provas, o inscrito deve permanecer no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Ainda, é preciso destacar que não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em virtude do afastamento do candidato da sala, inclusive para atendimento médico.

O que devo levar para fazer as provas?

É permitido que, sobre a carteira ou mesa, além do documento de identificação, estejam: caneta azul ou preta de corpo transparente, álcool em gel transparente e sem rótulo e régua transparente, devendo o estudante levar seu próprio material. 

Também serão permitidos alimentos, líquidos em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos, caso necessário.

O que é proibido levar para realizar os exames?

É vedado o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira ou gorro. Também é proibida a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. 

Também não é aceito que o candidato porte armas de qualquer espécie, mesmo que tenha porte para isso.

Além disso, o candidato que possuir cabelos compridos deverá mantê-los presos durante a realização das provas, deixando as orelhas à vista.

Preciso levar o celular. E agora?

É permitido que o candidato leve o celular. No entanto, ao entrar na sala de provas, o dispositivo deve ser guardado desligado, preferencialmente sem bateria, em embalagem própria fornecida pelo fiscal. Outros equipamentos eletrônicos também devem ser desligados, assim como outros objetos, caso contrário, o participante será eliminado.

Quais cuidados tomar com a folha de respostas?

Em cada dia do exame, os inscritos recebem um caderno de provas e uma folha de respostas. O caderno de provas contém todas as questões objetivas e discursivas. Já a folha de respostas contém espaço para marcação das respostas.

A folha de respostas será o único documento utilizado para a correção. Portanto, os estudantes devem estar atentos ao transcrever as respostas. A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, ou que contiver manchas, borrões, emendas, correções, traços, pontos, sombreados ou quaisquer outros tipos de rasuras será desconsiderada no momento da correção.

É importante lembrar que não haverá substituição da Folha de Respostas devido a qualquer tipo de erro por parte do candidato.

Quais outros protocolos de biossegurança adotados para evitar a Covid-19?

Além da exigência do uso de máscaras, assim como na realização do módulo III do Pism, a ingestão de alimentos e de bebidas pelos candidatos deverá ser feita individualmente fora da sala de prova, na companhia de um fiscal, em local adequado. Vale destacar que o estudante deverá levar água para consumo durante o processo, pois não haverá bebedouros disponíveis.

Ainda conforme os Protocolos de Biossegurança da UFJF e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), será feita higienização prévia dos locais onde ocorrerão as provas do Pism. 

Ao entrar nas salas de aplicação de prova deverá ser feito o uso do álcool em gel e não será permitida a presença de acompanhantes nas proximidades dos locais de exame, evitando a aglomeração de pessoas.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF