Estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) que desejam seguir a carreira acadêmica terão nesta terça-feira, 22 de junho, às 19h, a oportunidade de acompanhar o relato de egressos da instituição que escolheram esta opção de trabalho no evento “Ingresso na carreira acadêmica: desafios e oportunidades”.

A atividade on-line organizada pelo Centro de Estudos em Pensamento Político contará com a participação de Ana Silva Rosa, doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Otávio Lopes de Souza, mestrando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Matheus Guimarães de Barros, mestrando em Ciências Sociais na PUC-Rio. Todos os palestrantes são egressos do curso de Direito da UFJF-GV e membros do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Pensamento Político.

“A UFJF-GV teve um lugar bem importante em minha escolha pela academia e pela pesquisa. Vários professores da casa (André, João Paulo, Tayara), e alguns que, inclusive, já não estão mais na instituição (como Adamo e Daniel Capecchi) foram espelhos pra mim. A paixão com que davam suas aulas e desenvolviam seus projetos de pesquisa me fez enxergar a docência como uma possibilidade, um caminho para além das opções profissionais que estudantes de direito, como eu à época, tradicionalmente têm em mente. Foram também uma importante rede de apoio. Sempre abertos ao diálogo, me deram suporte nos processos que o ingresso na pós-graduação envolve”, destacou Ana Rosa.

A doutoranda em Ciência Política ressaltou ainda a importância da participação nos grupos de estudos e projetos de pesquisa durante a graduação. “Foi nesses espaços que encontrei temas e problemas que me despertaram para a pesquisa, conheci abordagens e metodologias que conversam com outros campos de ciências sociais e humanas e encontrei o campo de estudos ao qual decidi me dedicar no mestrado e no doutorado”.

Quem estiver interessado em conhecer outros relatos da pesquisadora Ana Rosa e dos demais convidados pode acompanhar o evento “Ingresso na carreira acadêmica: desafios e oportunidades” gratuitamente. Os inscritos receberão certificado de participação de evento com duração de 3 horas. Para se inscrever, basta clicar aqui.