A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Gestão do Conhecimento (CGCO), informa que o problema técnico que ocasionou a interrupção do acesso à internet, aos sites da instituição e ao Siga se deu externamente. A suspensão do serviço ocorreu das 15h da segunda-feira, dia 21, às 6h desta terça-feira, 22.

Para acesso à internet, a UFJF, assim como as demais universidades federais mineiras, precisam se conectar a um ponto físico da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que fica em Belo Horizonte, por meio de fibra óptica. Uma empresa terceirizada, contratada pela RNP, é responsável pelo cabeamento da fibra e na tarde de ontem, 21, apresentou problemas em sua rede e/ou equipamentos. Embora o serviço tenha sido reestabelecido às 6h desta terça-feira, 22, a empresa ainda não detalhou o que aconteceu. O CGCO ainda aguarda os esclarecimentos.