O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi um dos espaços que reforçou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no município, neste sábado, 19. A equipe multiprofissional da UFJF vacinou 727 pessoas, entre eles, profissionais da educação entre 30 e 34 anos, indivíduos com 57 anos que não apresentam comorbidades e cidadãos que aguardavam a aplicação da segunda dose do imunizante. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Para a vice-reitora, Girlene Alves, a realização dos drive-thrus é importante pois atende o maior número de pessoas em menor tempo e fortalece a relação com o município, no que diz respeito ao enfrentamento à pandemia. “No momento de crise sanitária, temos a possibilidade de vacinar os juizforanos. Também é fundamental que a população compreenda o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública que tem se reinventado para acolher todos os cidadãos. É preciso defender o SUS, trabalhar pela sua efetiva implementação em um país ainda muito desigual, com muitas assimetrias e que a única possibilidade de assegurar a saúde é por meio de uma proteção firme do Estado brasileiro.”

Vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, alerta para a importância da valorização e fortalecimento do SUS. (Foto: Carolina Paula)

“O papel da Universidade é o de trabalhar com o município no sentido de facilitar o acesso. Não adianta ter a vacina, se não há como facilitar a aplicação dela na comunidade. Nessa parceria, quem ganha é a população e as políticas públicas, fundamentais e necessárias, para que possamos dar respostas às necessidades de saúde da nossa cidade” reforça Girlene.

O coordenador da iniciativa, Thiago César Nascimento, destaca a importância da ação extensionista para os profissionais de saúde, demonstra justamente o papel social da Universidade em atender uma sociedade esperançosa pela vacina, que surge como uma aliada na prevenção a Covid-19.”

Esperança de dias melhores

Entre os vacinados, o funcionário terceirizado da UFJF, alocado no cargo de comunicador de mídias audiovisuais, Pedro Henrique Landim, aponta que não tem como não se emocionar ao receber a vacina. “O sentimento é de esperança e gratidão por todos os cientistas do mundo. Espero que todo brasileiro possa ser vacinado o quanto antes,  principalmente os mais vulneráveis. Que a vacina seja um direito e não um privilégio. Viva o SUS!”

Thiago Nascimento, coordenador da iniciativa, reforça a importância da parceria da UFJF com a PJF para o combate à pandemia de Covid-19. (Foto: Carolina Paula)

A técnico-administrativa em educação (TAE) da UFJF, Gabriella Ribeiro, afirma que a sensação em receber a vacina é maravilhosa, ainda mais, se considerada a quarentena de mais de um ano e três meses. “Estou muito emocionada. Receber a vacina no meu local de trabalho representa a defesa da ciência e do SUS. Eu não poderia vacinar em outro lugar porque a UFJF retrata o que eu defendo todos os dias.”

Já o professor, atuante no ensino particular do município, Fernando Duque, reitera a importância da vacina. “Eu tive uma perda pessoal, por causa do coronavírus, e agora é muito gratificante receber a aplicação do imunizante. Apesar do nosso governo, e dos boicotes institucionais que existem, a vacina e as políticas de prevenção do coronavírus, nos permitem vencer o vírus, apesar de tudo”, finaliza o docente.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores; estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas unidades básicas de Saúde (UBSs); técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh); e residentes em Enfermagem.

A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores das faculdades de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia da UFJF. Participam, também, residentes das áreas de Farmácia; Fisioterapia; Enfermagem; Serviço Social; Odontologia; Economia; e Administração; e trabalhadores da Cossbe e do HU. A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF