O grupo de pesquisa Círculo de Estudos em Linguagem (Circea), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, durante as tardes das quartas-feiras de junho, a partir das 15h, o I Ciclo de Conferências On-line: Histórias das Ciências da Linguagem, por meio da plataforma Google Meet. As palestras e debates ocorrem sobre questões acerca da história do pensamento linguístico, de modo a compreender os modos como a ciência da linguagem se desenvolveu ao longo da história.

O evento é gratuito e voltado para pós-graduandos, graduandos e público externo, sendo emitidos certificados para os participantes. Para se inscrever é preciso enviar uma mensagem para o e-mail do grupo de pesquisa – circea.ufjf@gmail.com  – relatando o interesse em participar.

Serão abordadas nas próximas palestras, a gramática medieval, da antiguidade e do início da idade moderna, inclusive as primeiras em português, de forma que o aluno fará um percurso que vai da antiguidade, do império romano até o início da idade moderna, quando o português recebe também uma primeira gramática e o status de língua nacional, como ressalta o professor Fábio Fortes, organizador do evento junto com a professora Fernanda Cunha.

Na próxima quarta-feira, dia 16, o professor da Unesp, Alessandro Beccari, abordará estudos da linguagem na Idade Média, dos últimos romanos aos primeiros humanistas.

Confira a programação até o final de junho

Outras informações: circea.ufjf@gmail.com