O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) passa a contar com um aparelho considerado padrão-ouro atualmente existente no mercado mundial, para avaliação funcional de pacientes com distúrbios respiratórios, principalmente doenças pulmonares obstrutivas crônicas. O valor investido, de R$ 340 mil, é oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (​Rehuf).

A médica e chefe da Unidade do Sistema Respiratório do HU-UFJF, Lígia Amaral, ressalta que o aparelho, denominado pletismógrafo, é, na verdade, um laboratório de função pulmonar. “Com esse equipamento, o HU passa a contar com o mais completo laboratório de função pulmonar da cidade e região. Ele realiza, além da espirometria, um exame já oferecido no HU, a pletosmografia, exame ideal para a avaliação dos volumes pulmonares. Também faz o exame de capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DLCO), importantíssimo para a especialidade, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias.”

Além de proporcionar um atendimento qualificado aos pacientes com doenças respiratórias, especialmente as crônicas, será possível auxiliar na avaliação e no acompanhamento de pacientes que apresentaram formas mais graves de Covid-19, e que, após a doença, permanecem com algum grau de comprometimento pulmonar, pontua Lígia.  

A engenheira clínica do HU-UFJF, Fernanda Frondana, reforça a relevância do equipamento no atual cenário de pandemia, com muitos pacientes com sequelas agudas decorrentes da infecção por Covid-19: “É um equipamento que ajudará na qualificação do diagnóstico e, consequentemente, no prognóstico dos pacientes. Ele avalia os volumes pulmonares com muito mais detalhes do que a espirometria, com ênfase especial na determinação da capacidade de difusão dos pulmões”.

A engenheira acrescenta que o exame de difusão por monóxido de carbono, disponível com a aquisição deste equipamento, “é muito importante para pacientes com doenças intersticiais e hipertensão pulmonar. Este exame é fundamental para analisar respostas ao tratamento e diagnóstico precoce. Além disso, é um equipamento que amplia o potencial de pesquisa em nossa instituição, fornecendo uma ferramenta capaz de dar suporte adequado aos pesquisadores do setor”.

O laboratório aguarda algumas adequações já iniciadas na estrutura da sala, para garantir a segurança dos pacientes e da equipe na realização dos exames, mas já foram feitos a instalação e o treinamento para o uso. Em breve estará disponível para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e da região.

Outras informações: HU-UFJF-Ebserh